Thais Vitória Borges – acadêmica do 5º semestre de Relações Internacionais da Unama

Em março deste ano, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou um dos maiores planos de exploração de petróleo em seu território, o Projeto Willow. Se trata de uma região localizada em North Slope, ao norte do Alasca, com uma grande reserva do recurso natural, que está sob responsabilidade da companhia ConocoPhillips, uma das maiores empresas de exploração e produção de petróleo e gás natural do mundo.

Com um custo estimado de US $8 bilhões, um projeto desta escala não havia sido desenvolvido para essa região desde a década de 1990. Com a projeção de extração de até 180 mil barris de petróleo por dia, é sem dúvidas, um dos maiores planos de exploração deste recurso da história no Alasca. Dentre os benefícios do projeto, estão: a geração de incentivos de investimentos no local, criação de milhares de empregos, aumento da produção doméstica de energia e redução da dependência norte-americana do petróleo estrangeiro (CONOCOPHILLIPS, 2022).

Entretanto, o plano aprovado por Biden tem gerado desaprovações por defensores ambientais, causando uma onda de protestos tanto nas redes sociais quanto nas ruas, pressionando para que o governo estadunidense interrompa tal projeto. A maior crítica é o fato de Willow impactar o clima e a vida selvagem. O projeto inclui centenas de quilômetros de estradas e oleodutos, pistas para pouso, minas de cascalho e instalações para processamento do recurso em áreas ainda intocadas.

Além disso, segundo dados do Bureau of Land Management – agência dos EUA responsável pela administração de terras federais – (2023), a queima do óleo da região colocaria na atmosfera cerca de 239 milhões de toneladas de CO2 em 30 anos, o que equivale à dirigir 1,7 milhão de carros movidos à gasolina por ano.

Em detrimento disto, outro ponto é levantado contra o projeto: a agenda climática global e o compromisso dos EUA de atingir nível zero de emissões de carbono até 2050. O argumento utilizado pelo governo é de que dentre os cinco locais de perfuração propostoinicialmente pelo projeto, apenas três teriam permissão para exploração, além disso, a Casa Branca estaria trabalhando para limitar novas zonas de perfuração nas reservas de petróleo do Alasca; justificando, desse modo que, continuaria cumprindo com seus compromissos climáticos.

Este caso pode ser analisado sob a luz da teoria dos jogos de dois níveis, desenvolvido por Robert Putnam, no qual afirma que a luta política e suas negociações podem ser categorizadas em dois níveis: no nível nacional, os grupos domésticos pressionam o governo a acatar políticas favoráveis a seus interesses; no nível internacional, os Estados procuram maximizar suas próprias habilidades de satisfazer as pressões domésticas, enquanto minimizam as consequências adversas das evoluções externas.

Nesse cenário, além da pauta ambiental e econômica intrínseca aos acontecimentos recentes acerca do Projeto Willow, é necessário também ressaltar outro fator que está em jogo, as eleições para a presidência dos EUA em 2024, e a busca de Joe Biden por sua reeleição. Sendo assim, podemos observar a procura do governo estadunidense de equilibrar seus próprios interesses com as pressões domésticas em defesa do meio ambiente e seu compromisso com a agenda climática global.

O ato da Casa Branca recuar quanto ao número de áreas de Willow à serem exploradas, assim como de buscar uma nova limitação para perfuração em zonas de reservas de petróleo no Alasca, buscando assim, aumentar as regiões de proteção ambiental, mostra os esforços do país para alinhar os interesses nos níveis nacional e internacional.

REFERÊNCIAS:

AL ARABIYA NEWS. Biden says he will run for re-election in 2024. 2023. Disponível em:<https://english.alarabiya.net/News/world/2023/04/15/Biden-says-he-will-run-for-re-election-in-2024&gt;. Acesso em: 6 maio 2023.

BBC. Willow Project: US government approves Alaska oil and gas development. 2023. Disponível em:<https://www.bbc.com/news/world-us-canada-64943603&gt;. Acesso em: 6 maio 2023.

CONGRESS. The Willow Project: History and Litigation. 2023. Disponível em:<https://crsreports.congress.gov/product/pdf/download/LSB/LSB10943/LSB10943.pdf/&gt;. Acesso em: 6 maio 2023.

CONOCOPHILLIPS. Willow. 2022. Disponível em:<https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://static.conocophillips.com/files/resources/fact-sheet-willow-final.pdf&ved=2ahUKEwiD-8SvwOP-AhUCLLkGHR6UBiAQFnoECBwQAQ&usg=AOvVaw3KaNBQHDUvZG7vvXihdpgy&gt;. Acesso em: 6 maio 2023.

PUTNAM, Robert D. Diplomacia e política doméstica: a lógica dos jogos de dois níveis. Revista de Sociologia e política, v. 18, p. 147-174, 2010.

U.S. DEPARTMENT OF THE INTERIOR. Interior Department Issues Statement on Proposed Willow Project. 2023. Disponível em:<https://www.doi.gov/pressreleases/interior-department-issues-statement-proposed-willow-project&gt;. Acesso em: 6 maio 2023