Brenna da Silva Dias

Acadêmica do 4º semestre de Relações Internacionais da UNAMA.

Dona de uma voz inconfundível, e um dos principais nomes do meio artístico paraense, Fafá de Belém possui uma grande influência na música e também no meio social e político.

Maria de Fátima Palha de Figueiredo nasceu em 9 de agosto de 1956 em Belém do Pará. Fafá já mostrava interesse na música desde sua infância e aos 9 anos já se apresentava para sua família em festas familiares e de amigos. Na década de 70, sua carreira deslanchou por suas músicas estarem presentes em inúmeras novelas da emissora Rede Globo.

A cantora possuiu uma grande influência nos anos 80, durante o período mais importante da democracia brasileira. Apelidada de “musa das diretas”, Fafá fazia apresentações durante manifestações pelo movimento Diretas Já!, além de cantar o hino nacional ela soltava uma pomba branca ao final das apresentações.

Grande devota da fé cristã, Fafá recebeu três convites do Vaticano para cantar para 3 Papas diferentes. A primeira vez que Fafá  cantou para um líder máximo da Igreja Católica foi em 1997 para o Papa João Paulo II, já a segunda vez se apresentou na missa no estádio do Maracanã, durante o Segundo Encontro Mundial do Papa com as Famílias, ela abraçou o Santo Padre, quebrando o protocolo, e por fim, em 2006 para o Papa Bento XV na Espanha.

Sendo uma das maiores porta-vozes da cultura brasileira, e paraense, a cantora é idealizadora do projeto “Varanda de Nazaré”, projeto este que possui o objetivo de aproximar o maior evento da fé cristã, o Círio de Nazaré, com o povo brasileiro. 

Tendo uma carreira muito ativa no exterior, Fafá recebeu em 2011, pelas mãos de Cecília Meireles (Secretária de Estado do Turismo de Portugal da época) a medalha de Mérito de Portugal, país onde tem imensa popularidade.

Grande ativista no meio político, a cantora paraense junta a grandes nomes da liderança feminina foram para a COP 27, a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre o clima que ocorreu no Egito.

Sempre utilizando sua influência, Fafá de Belém, atualmente com 65 anos de idade, continua participando ativamente no meio político tendo sido uma voz ativa durante as últimas eleições.

Dessa forma, é possível relacionar as ações da cantora paraense ao conceito de Soft power das Relações Internacionais. Proposto pelo autor de Relações Internacionais Joseph Nye, Soft-power (ou poder brando) é um poder exercido por atores não estatais, que através de sua voz ativa na sociedade, reivindicam causas sem a necessidade do uso da força, utilizando o poder e influência da cultura na sociedade. (NYE, 2002).

Assim, fica evidente que a cantora paraense possui uma grande influência não apenas no meio artístico, suas manifestações a favor da sociedade possuem um grande peso.

REFERÊNCIAS:

NYE JR, Joseph S. O paradoxo do poder americano. Unesp, 2002.

FAFÁ de Belém. [S. l.], s/d. 2022. Disponível em: https://www.purepeople.com.br/famosos/fafa-de-belem_p111682. Acesso em: 3 dez. 2022.

NA COP27, Janja se reúne com Fátima Bezerra e Fafá de Belém. [S. l.], 15 nov. 2022. Disponível em: https://www.poder360.com.br/governo/na-cop27-janja-se-reune-com-fafa-de-belem-e-liderancas-femininas/. Acesso em: 3 dez. 2022.