Cássio Pereira – Acadêmico do curso de Relações Internacionais da Unama

a1

Opposition candidate wins decisive victory in Istanbul re-run election in blow to Erdogan

Candidato da oposição vence vitória decisiva em Istambul, reeleita eleição em golpe contra Erdogan

      A principal oposição da Turquia conquistou uma vitória decisiva nas eleições de Istambul no domingo (23), o que representa um dos maiores golpes no presidente Erdoğan durante seus 16 anos no poder. Ekrem İmamoğlu, candidato a prefeito do secularismo Partido Republicano do Povo (CHP), obteve 54% dos votos, com quase todos os votos contados, disseram as emissoras turcas, enquanto o candidato do Partido AK (AKP) de Erdoğan obteve 45% dos votos.

Para ler a notícia completa, acesse: http://bit.ly/2J12E6t

a2

Trump announces ‘hard-hitting’ new sanctions against Iran

Trump anuncia novas sanções ‘contundentes’ contra o Irã

        Donald Trump anunciou novas sanções contra o Irã para revidar após a queda de um drone norte-americano na semana passada, com as medidas punitivas para atacar o líder supremo do Irã, autoridades militares e seu principal diplomata, Javad Zarif. Falando a repórteres no Salão Oval, Trump disse que assinou uma ordem executiva impondo sanções “duras” ao Irã, que negarão o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, e seu escritório “e muitos outros” acesso a instrumentos financeiros.

Acompanhe a notícia completa, em: https://edition.cnn.com/2019/06/24/politics/trump-iran-sanctions/index.html

a3

La foto de un inmigrante y su hija muertos en el Río Grande desata una ola de críticas contra Donald Trump

A foto de um imigrante e sua filha morta no Rio Grande desencadeiam uma onda de críticas contra Donald Trump

      Uma imagem angustiante dos corpos sem vida de um salvadorenho e sua filha de menos de dois anos nas margens do Rio Grande, onde eles se afogaram quando tentavam atravessar a fronteira México-Estados Unidos, provocou um tsunami comentários contra a política anti-migração do presidente Donald Trump. Para muitos, o instantâneo lembra uma foto tirada em 2015 que mostrava o corpo de uma criança em uma praia na Turquia.

Veja a notícia completa, em: https://www.clarin.com/mundo/foto-inmigrante-hija-muertos-rio-desata-ola-criticas-donald-trump_0_ODAcDNjHS.html

a4

Políticas ambientais de Bolsonaro põem Brasil sob ataque no G20

     Às vésperas da cúpula do G20 em Osaka, no Japão, o presidente Jair Bolsonaro recebeu advertências públicas de dois chefes de Estado sobre suas políticas ambientais. Os recados passados pelos líderes europeus desagradaram o presidente, que reagiu duramente contra as críticas. Bolsonaro exigiu “respeito” ao Brasil e frisou que a Alemanha tinha muito a aprender com o país. As falas de Merkel que geraram reação negativa do Governo brasileiro foram uma resposta à pressão de ambientalistas alemães.

Veja a notícia completa, em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/06/27/politica/1561656006_263638.html

a5

EU and Mercosur agree huge trade deal after 20-year talks

UE e Mercosul aceitam acordo comercial enorme após negociações de 20 anos

     O bloco econômico da União Europeia (EU) e da América do Sul, o Mercosul, conseguiu um enorme acordo comercial após 20 anos de negociações. O chefe da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse que este é o maior acordo da UE até o momento e, em um momento de tensão entre os EUA e a China, mostrou que os europeus defendem o comércio baseado em regras. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse que foi “histórico” e “um dos acordos comerciais mais importantes de todos os tempos”.

Para acompanhar a notícia na integra, acesse: https://www.bbc.com/news/world-europe-48807161

 

Calendário ONU

1º sábado de julho – Dia Internacional das Cooperativas

 

*Tradução nossa.