Heitor Sena Passos (acadêmico do 5° de RI da UNAMA)

Rayana Yukari Fachinetti Inomato (acadêmica do 7° semestre de RI da UNAMA

Conhecida pelos seus parques temáticos e pela produção de filmes e animações, a Walt Disney Corporation é uma empresa que possui grande influência na dinâmica da economia internacional.  A grande escala de atuação da gigante midiática pode ser vista em vários setores, uma vez que a corporação conta com um vasto portfólio de subsidiárias, instalações e propriedades intelectuais. Desse modo, o impacto da empresa na economia é um tema interessante a ser abordado, uma vez que trata-se de uma corporação de alcance global.

Primeiramente, faz-se necessário destacar a extensa lista de propriedades da Disney. A empresa possui uma rede de estúdios cinematográficos bem sucedida, contando com sucessos de bilheteria como Avatar, Star Wars e Os Vingadores. Além disso, a corporação é proprietária de serviços de streaming, redes de televisão, parques temáticos, resorts e mais de 400 lojas físicas ao redor do mundo (NASDAQ, 2017, online).

Ademais, a corporação é dona de uma cadeia de produção complexa que se encontra espalhada pelo mundo. Segundo a Disney (2018, online), a empresa conta com cerca de 7600 instalações em mais de 70 países dedicadas à produção de bens voltados para o abastecimento de suas lojas e parques temáticos. Dessa forma, percebe-se que além da produção midiática, a Disney também detém uma grande rede de produção industrial que transpassa as fronteiras nacionais. 

Recentemente, um dos principais atrativos da Walt Disney Corporation tem sido o palco de uma disputa política. Desde sua fundação, há 56 anos, o parque temático da Disney na Flórida é um distrito independente do governo estadual, algo que tem sido atacado pelo governador DeSantis, do partido Republicano. Em decorrência disso, a Walt Disney Corporation encontra-se numa posição particular, onde a empresa também é responsável por administrar serviços como corpo de bombeiros, polícia e manutenção das estradas (NEW YORK TIMES, 2023).

O exponencial crescimento e o desenvolvimento em torno da companhia é inegável e isso pode ser atrelado ao princípio da racionalidade da teoria microeconômica logado aos objetivos de uma empresa (VASCONCELLOS e GARCIA, 2008, p. 28), onde há a busca pela maximização (no caso dos empresários, pelo lucro) que resulta nesse boom comercial. Nesse sentido, houve uma maior implementação e busca de rendimentos de escala (ibidem, p. 52), resultando em uma especialização das áreas de trabalho envolvidas e uma maior produtividade. Além disso, devido a globalização produtiva (ibidem, p. 164), onde se dá a produção e distribuição de bens e serviços em escala mundial, houve essa difusão de tecnologias e serviços, possibilitando o maior alcance e reconhecimento da companhia.  

Os impactos da empresa podem ser vistos em diversos setores como o midiático, o financeiro, o varejista e  o industrial. Interessantemente, a empresa administra uma complexa rede de produção e distribuição internacional demonstrando ser uma empresa com cada vez mais autonomia em relação ao seu país de origem. Ademais, apesar de sua grande atuação e crescimento, a companhia é uma representante da indústria cultural que acarreta uma perniciosidade em seu entorno, em questão de competitividade do com o empresariado da região (uma vantagem competitiva que afeta seu arredores), além de haver uma padronização em seu produto. Outrossim, é incontestável o alcance global da corporação.

REFERÊNCIAS

NASDAQ. Your Complete Guide to All the Things Owned by Disney. Nova Iorque, NY: NASDAQ, 21 abr 2017. Disponível em: https://www.nasdaq.com/articles/your-complete-guide-all-things-owned-disney-2017-04-21. Acesso em: 12 fev 2023.

THE WALT DISNEY COMPANY. Facility list. Burbank, CA: THE WALT DISNEY COMPANY, 27 set 2018. Disponível em: https://thewaltdisneycompany.com/app/uploads/2018/12/Facility-list.pdf. Acesso em: 12 fev 2023.

THE NEW YORK TIMES. DeSantis Declares Victory as Disney Is Stripped of Some 56-Year-Old Perks. Nova Iorque, NY: THE NEW YORK TIMES, 10 fev 2023. Disponível em: https://www.nytimes.com/2023/02/10/business/disney-world-florida-tax-board.html. Acesso em: 12 fev 2023.

VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de economia. São Paulo: Saraiva, 2008.