Rafaela Vale – Acadêmica do 5º semestre de Relações Internacionais da UNAMA.

Breaking Point: The War for Democracy in Ukraine (2017)

Direção: Mark Jonathan Harris e Oles Sanin

IMDb: https://www.imdb.com/title/tt6561394/

Tópicos abordados: Movimentos separatistas.

No ano de 2014, o ataque realizado por policiais na Praça da Independência, em Kiev, capital ucraniana, chamou a atenção da imprensa internacional para a dinâmica política do país, que havia recentemente obtido a independência da União Soviética, entretanto, ainda apresentava influências do passado em sua política atual.

O documentário de 2017 reúne registros e depoimentos de políticos e cidadãos ucranianos que vivenciaram o desenrolar do governo ucraniano desde a eleição para o Ato de Declaração da Independência, em 1991, que resultou na autonomia do território como Estado.

A Revolução Laranja de 2004 e a ascensão do conflito com o território russo em 2014 contam com análises de historiadores e especialistas na região, que expõe a questão da dualidade presente no território, a ambição por pertencer à União Europeia partindo de regiões como Kiev e a identidade separatista pró-Rússia presente na região leste do país.

U311: Guerra em Alto Mar (2019)

Direção: Tymur Yashchenko

IMDb: https://www.imdb.com/title/tt8205656/

Tópicos abordados: Movimento de resistência.

Devido ao bloqueio russo instalado na região do lago Donuzlav, Crimeia, a tripulação ucraniana do navio U311 Cherkasy decide resistir à provocação da marinha rival.

A trama apresentada é baseada em embates militares reais entre a Ucrânia e a Federação Russa, ocorridos em 2014, durante o período de disputa pelo território da Crimeia, península localizada na região sul da Ucrânia e com acesso ao Mar Negro.