Maria Bethânia Galvão – Acadêmica do 3º semestre de Relações Internacionais da UNAMA

O ano de 2020 foi marcado por eventos que deixarão marcas profundas nos anos que virão. Alguns foram proveitosos, enquanto outros foram desafiadores. Ainda houve acontecimentos que não esperávamos que necessitaram de readaptação diante do quadro de pandemia: viver em um “o novo normal”.

Em termos de política internacional, o ano de 2020 sob o cenário da pandemia da COVID-19, apresentou a movimentação dos países para contê-la, um momento pelo qual as medidas sanitárias e noções de saúde pública entraram em cena e estimularam debates, a fim de construir novas perspectivas para esses temas tão caros às necessidades humanas. Mostrou também uma onde de negacionismos e ações contrárias às recomendações da OMS que puseram em xeque os acordos de cooperação internacionais e os arranjos de governança global e multilateralismo.

Além disso, este negacionismo científico perpetrado por grupos que propagam explicações falsas da realidade a partir de uma “pós-verdade” nos veículos midiáticos, principalmente pela internet, também se apresentou como um obstáculo a ser superado nesse período, em razão de servirem como um dos empecilhos à vacinação em massa.

Ainda sobre isso, a necessidade de evitar a expansão do vírus explicitou as condições das quais as autoridades políticas teriam de enfrentar para firmar esse objetivo, isto é, a pandemia explicitou as condições de desigualdade sociais e econômicas que o sistema capitalista sustenta.

Por outro lado, o ano de 2020 foi destaque para acontecimentos de grande importância para a sociedade civil internacional. Em primeira instância, a movimentação das autoridades governamentais em união com as empresas farmacêuticas para a produção da vacina e a sua distribuição foi o assunto que obteve maior destaque no mundo todo, como também o início da vacinação em algumas partes do mundo, como no Reino Unido e no Canadá.

Para além das questões da saúde, outros eventos representaram verdadeiro progresso e merecem a atenção da comunidade internacional, como a descriminalização do aborto na Argentina, assim como a promulgação de uma nova constituição chilena, a qual abandonará os preceitos de um árduo período ditatorial, tais conquistas representam novas perspectivas em curso na América Latina.

Em síntese, o ano de 2020 nos apresentou diversos desafios, mas também ofereceu oportunidades para colocar em prática ações em direção ao avanço social, apesar das dificuldades que foram postas no caminho. Os obstáculos foram fundamentais para amadurecer conceitos e preparar o mundo às novas situações.