Amanda Olegário, acadêmica do 3° semestre de Relações Internacionais.

Ficha técnica:

Ano: 1977/1980/1983

Diretor: George Lucas/Irvin Kershner/Richard Marquand

Distribuidora: 20th Century Fox/Walt Disney Studios

Gênero: Ficção Científica

País de origem: Estados Unidos

A Trilogia Original de Star Wars é composta pelos primeiros filmes da franquia de ficção científica, criada pelo cineasta George Lucas, intitulados “Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança” (1977), “Star Wars – Episódio V: O Império Contra-ataca” (1980) e “Star Wars – Episódio VI: O Retorno de Jedi” (1983). Os filmes contam a história da Guerra Civil Galáctica, travada entre a Aliança Rebelde e o Império Galáctico, e da jornada de Luke Skywalker (Mark Hamill), em sua busca para se tornar um Cavaleiro Jedi. Junto a ele, temos a presença da princesa Leia Organa (Carrie Fisher) e do pistoleiro Han Solo (Harrison Ford), além dos mestres Jedi Obi-Wan Kenobi (Sir Alec Guiness) e Yoda, os quais ensinam ao jovem Luke, os caminhos da Força, que se unem para enfrentar Darth Vader e o Imperador Palpatine.

Em essência, Star Wars é uma saga sobre poder, revelando como as pessoas buscam, mantêm e perdem o poder, e como regimes democráticos podem se tornar autocráticos. Isso nos remete às teorias neorrealistas, mais especificamente, ao pensamento de Kenneth Waltz, o qual elucida em sua obra “The Man, the State, and War”, que uma das causas das guerras é o comportamento e a natureza humana, pois o homem é levado pelo egoísmo, pelo orgulho e pelos impulsos humanos. Do mesmo modo, a organização dos Estados e o Sistema Internacional, são outras razões para a existência de conflitos; se levarmos em consideração, a organização do universo de Star Wars, como a do sistema internacional atual e fizermos algumas concessões, podemos entender o Império Galáctico como um Estado e a Aliança Rebelde, como uma aliança militar entre os Estados – neste caso, planetas e/ou sistemas – que não se alinharam e são contra o Império, resistindo ao poderio do imperador Palpatine.

Deve ser mencionado também, o conceito de poder-força criado por Waltz; para o autor, o poder-força seria a medição da força de um Estado, no caso, sua capacidade bélica. No primeiro filme da saga, temos a construção e o uso do projeto imperial chamado “Estrela da Morte”, uma base militar capaz de destruir planetas e sistemas, que promove violência extrema e terror pela galáxia, tornando o Império, o Estado mais forte em material bélico, e isso é comprovado quando o governador Tarkin aciona a arma e destrói Alderaan, planeta natal da princesa Leia.

Dessa forma, para derrotar o Império, a princesa Leia sai em uma missão para interceptar os planos da Estrela da Morte, a fim de mandá-los para a Aliança Rebelde e planejar um ataque contra a base militar, acreditando que extinguiriam o poderio imperial. No primeiro filme, as personagens principais e a Aliança Rebelde garantem o êxito do grupo, mas a partir do segundo filme, “O Império Contra-ataca”, eles voltam a ficar em desvantagem, sendo expulsos de sua base secreta e perseguidos pelas tropas imperiais.

Posteriormente, no filme “O Retorno de Jedi”, o Império consegue reconstruir a Estrela da Morte, ameaçando mais uma vez a paz na galáxia. A Aliança Rebelde, então, planeja um novo ataque contra a nova base bélica imperial, e Luke Skywalker, após completado seu treinamento Jedi, vai ao encontro de Darth Vader e do imperador, para enfrentá-los e terminar de uma vez por todas o governo maléfico de Palpatine. Com a destruição da estação espacial bélica e a derrota do imperador na Batalha de Endor, a Aliança Rebelde sai triunfante e refunda uma Nova República.

A partir do viés neoliberal sobre o conceito de poder, os autores Joseph Nye e Robert Keohane (1989), apresentam uma teoria que considera os recursos militares insuficientes para medir o poder de um Estado, e que o processo de barganha também deve ser considerado. O poder é definido como o controle sobre os resultados das negociações, e inclui fatores como o apoio da opinião pública, aliados políticos, meios econômicos e peso em organizações internacionais. Esses fatores geram uma interdependência assimétrica, ou seja, uma situação em que um ator possui mais recursos políticos para controlar o resultado das negociações do que o outro ator. Dessa forma, a interdependência assimétrica é considerada uma fonte de poder, que não se restringe apenas à força militar.

Com isso, é possível dizer que o Império Galáctico ainda se mantém no poder, em razão de seus aliados políticos e de seus meios econômicos, além do fato do Imperador Palpatine e seu braço direito Darth Vader, serem poderosos na Força, o que lhes permite alcançar influência, legitimidade e autoridade.

Conclui-se, então, que a saga Star Wars nos possibilita analisar e compreender o âmbito das Relações Internacionais a partir das principais teorias do seu campo de estudo, que são o neorrealismo e o neoliberalismo, proporcionando um debate mais abrangente e interessante sobre as formas e relações de poder no Sistema Internacional.

Referências Bibliográficas:

ARAÚJO DA SILVA, M. L.; PONTES RIBEIRO, J. M.; PEREIRA, R. dos S. A Saga Star Wars e a Política: Discussões e Possibilidades de Conceitos-Imagens da Saga para o Ensino de Filosofia: Star Wars And Politics: Discussions and Possibilities of Saga Concepts-Images for Teaching Philosophy. Revista Contexto & Educação[S. l.], v. 37, n. 116, p. 239–257, 2022. DOI: 10.21527/2179-1309.2022.116.11742. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/11742.

BITTENCOURT, P. V. Z. . Kenneth N. Waltz: Uma análise da perspectiva de sua teoria das Relações Internacionais através das obras ‘Theory of International Politics’ e ‘Man, The State, and War’. In: I Semana de Pós-Graduação em Ciência Política: Interfaces da Ciência Política, 2013, São Carlos. Anais – Volume 7, 2013.

ESTRE, Felipe Bernardo. Poder, Interdependência e Desigualdade. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/19569/19569_1.PDF&gt;.

‌PARADA TEMPORAL.  Star Wars – A Trilogia Clássica. Disponível em: <http://www.paradatemporal.com/2012/02/star-wars-trilogia-classica.html&gt;.

SABEDORIA POLÍTICA República e Império na saga Star Wars: o papel da Força na organização social intergaláctica.. Disponível em: <https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/star-wars/&gt;.

STAR Wars: Episódio IV – Uma nova esperança. Direção e produção: George Lucas. Estados Unidos: Lucasfilm, 1977.

STAR Wars: Episódio V – O império contra-ataca. Direção e produção: George Lucas. Estados Unidos: Lucasfilm, 1980.

STAR Wars: Episódio VI – O retorno de jedi. Direção e produção: George Lucas. Estados Unidos: Lucasfilm, 1983.

ZANELLA, Cristine Koehler. Star Wars e o Direito Internacional. Mundorama – Revista de Divulgação Científica em Relações Internacionais. Disponível em: <http://www.mundorama.net/?p=25167&gt;.