Cristine Oliveira, acadêmica do 3° semestre de Relações Internacionais 

Ficha técnica:

Ano: 2004

Diretor: Mark Waters

Distribuidora: Paramount Pictures

Gênero: Comédia

País de origem: Estados Unidos

O clássico dos anos 2000,”Meninas Malvadas”, gira em torno da história de Cady, uma adolescente de 16 anos, que se muda da África para os Estados Unidos, com seus pais, e tenta adaptar-se às complexidades das relações sociais de sua escola, a qual, segundo ela, é mais “selvagem” do que tudo já visto na África.

Ao chegar em sua nova escola, Cady se depara com uma realidade completamente diferente da que viveu, após anos sendo educada em casa. Logo em seguida, ela conhece Janis e Daniel, dois adolescentes que não se sentem pertencentes a nenhum dos grupos. Os dois a apresentam aRegina George, a menina mais popular da escola e suas amigas, Gretchen Weiners e Karen Smith. A “abelha rainha”, como chamam Regina, é uma jovem extremamente esnobe e que basicamente, dita as regras da escola.

Cady acaba sendo aceita, no grupo das poderosas e decide continuar andando com elas, após traçar um plano com seus amigos, para acabar com o domínio de Regina, na escola. No entanto, tudo se torna mais difícil, após Cady se apaixonar por Aron, ex-namorado de Regina, causando um conflito entre elas e ameaçando o plano da novata e seus amigos.

Analisando a obra por um viés mais crítico, é possível traçar um paralelo com o Realismo Ofensivo de Jonh Mearsheimer, e sua análise acerca da ascensão da China. De acordo com a teoria realista ofensiva, os EUA serão impelidos a barrar o avanço chinês, no continente asiático, minando a possibilidade da China de tornar-se uma hegemonia regional (MATOS,2019 p. 14). Similarmente ao filme, o surgimento de um ator, que ameace o status quo, desencadeia em uma série de reações, principalmente daqueles que possuem um certo grau de hegemonia.

Dessa forma, é possível notar uma certa semelhança nas atitudes de Regina George, às dos Estados Unidos, pois os dois temem uma mudança de cenário, que altere o poder exercido por eles. Enquanto isso, Cady e seus amigos, podem ser comparados aos BRICS, devido a essa movimentação no sitema internacional. Logo, conclui-se, que o clássico atemporal “Meninas Malvadas”, além de ser um filme cômico, pode gerar debates interessantes sobre questões das Relações Internacionais, justamente por abordar as relações de poder.

Referências:  

MATOS, T. Ascensão da China e o Realismo Ofensivo: a Visão de Mearsheimer e o Executivo Norte-americano. Revista Perspectiva: reflexões sobre a temática internacional, [S. L.], v. 12, n. 22, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaPerspectiva/article/view/89768. Acesso em: 21 abr. 2023.