
Thais Carvalho, acadêmica do 3° semestre de Relações Internacionais (UNAMA)
Ficha técnica:
Ano: 2022
Direção: Justin Chon, Kogonada
Distribuidora: Apple TV+
Gênero: Família. Drama. História.
Local de origem: Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Canadá.
Baseada no livro best seller de Min Jin Lee, a série Pachinko foi lançada em 2022 pela Apple TV+, sendo extremamente elogiada pela crítica e pelos telespectadores por sua fotografia e sua esplendorosa elaboração. Pachinko apresenta 8 episódios e conta com sua 2° temporada confirmada.
A trama acompanha a história de quatro gerações de uma família de imigrantes coreanos que migram para o Japão e posteriormente para os EUA em busca de prosperidade e sobrevivência.
Pachinko se inicia com a apresentação da jovem Sunja (Kim Min-ha), desde sua infância até a sua terceira idade, sendo interpretada pela atriz vencedora do Oscar em 2021, Youn Yuh-jung. Ambientado inicialmente na Coreia ocupada pelos japoneses no século XX, Sunja vivia em uma vila de pescadores na cidade de Busan com os seus pais, os quais administravam uma pequena pousada, e após a morte de seu pai, Sunja passa a ajudar a sua mãe no local. Ao longo de sua juventude, a doce jovem acaba se apaixonando por Koh Hansu (Lee Min-ho), um empresário coreano que trabalhava para o governo japonês.
Assim, Sunja engravida, porém descobre que Hansu era casado e não poderia ficar junto a ela. Com medo de trazer tristeza e decepção para sua mãe, Sunja se casa com Baek Isak (Steve Sanghyun Noh), um ministro que se hospedava na pensão de sua família. Desse modo, os dois se mudam para o Japão onde o irmão e a cunhada de Isak residiam, em busca de uma vida melhor. Entretanto, ao chegar em solo japonês, Sunja percebe que os coreanos que residiam no Japão não levavam uma vida fácil e a jovem acaba lidando com o machismo e a xenofobia exacerbada em relação ao povo coreano no país estrangeiro.
Ao longo dos 8 episódios, acompanhamos a perspectiva de diversas gerações da família de Sunja, desde os seus filhos até seu neto Solomon Baek (Jin Ha), que tenta se encontrar como pessoa e profissional na sociedade estadunidense e japonesa dos anos 80. A obra retrata de forma emocionante a jornada de Sunja ao longo dos anos, mesclando contextos históricos de extrema relevância para a história mundial como a ocupação japonesa no território coreano, a Segunda Guerra e a diáspora coreana para diversas partes do globo.
O imperialismo exercido pelo Japão na península coreana no século XX, que ocasionou a diáspora coreana, pode ser analisado sob a ótica do pensamento marxista-leninista de Vladimir Lenin, em sua obra “Imperialismo: fase superior do capitalismo” (1917). Lenin expõe que o países, ao esgotarem a acumulação de capital internamente, buscam em outros Estados a oportunidade de acumulação de riqueza e exploração de mão de obra, utilizando-se do poderio militar, econômico e político na região para aumentar os lucros do imperialismo colonial (LENIN, 1917).
Assim, ao ocupar e anexar a península coreana de modo econômico e político, o governo nipônico oprimiu o povo coreano e seus costumes visando uma maior dominação da península, de modo a aumentar a sua influência na região e lucrando ainda mais as custas do Estado coreano.
Pachinko, além de ser uma obra com roteiro muito bem elaborado e de uma fotografia impressionante, retrata de forma emocionante os conflitos e fatos históricos de grande relevância para a história da Coreia do Sul e as consequências do imperialismo no sistema internacional.
Referências:
BRITES, Alessandra Scangarelli. Imperialismo e Colonização: A Representação das Relações Intrínsecas e Dúbias Entre as Elites Japonesa e Coreana Através do Cinema. André Bueno, Edelson Parnov, Mateus Nascimento, Vanessa Ferreira, p. 13, 2020.
LENIN, I. V. O Imperialismo, Etapa Superior do Capitalismo. Partido Comunista Brasileiro. Clássicos Marxistas. Disponível em: https://pcb.org.br/portal/docs/oimperialismo.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023
PEREIRA, Matheus. Crítica: Pachinko, série do Apple TV+, é um belíssimo épico familiar. Mix de Séries. Disponível em: https://mixdeseries.com.br/critica-pachinko-serie-do-apple-tv-e-um-belissimo-epico-familiar/ . Acesso em: 14 fev. 2023.