
Brenna da Silva Dias
acadêmica do 5º semestre de Relações Internacionais da UNAMA
Conhecido nacional e internacionalmente, Wagner Moura é atualmente um dos atores brasileiros de maior relevância no cenário cinematográfico, com suas obras que romperam barreiras e marcaram gerações. Assim como em seus filmes que constantemente trazem críticas sociais, Wagner também é bastante ligado a causas sociais, sempre trazendo visibilidades para aqueles que são minorias e para problemáticas do cenário atual.
Filho de um militar da aeronáutica e uma dona de casa, Wagner Maniçoba Moura nasceu em Salvador, Bahia, em 27 de junho de 1976. Durante a adolescência, Wagner começou a dedicar-se ao teatro e em 2000 estreou uma peça de sucesso, e no ano seguinte adentrou no meio cinematográfico. Mas foi em 2007, quando estrelou o filme “Tropa de elite”, interpretando Capitão Nascimento, um dos protagonistas, que o ator ganhou destaque por sua atuação. O filme foi um sucesso em território brasileiro e internacional e foi premiado com o Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim.
Moura também se dedica a causas sociais. Em 2015 o ator foi nomeado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como Embaixador, no âmbito de uma campanha global de mobilização contra o trabalho escravo, sendo colaborador desde 2013, quando apoiou a campanha Cartão Vermelho contra o trabalho infantil.
Padrinho do projeto “O Brasil de Verdade”, Wagner incentiva e oferece apoio financeiro a webdocumentários que mostram a realidade daqueles que não tem voz.
Em 2021 Wagner dirigiu o longa “Marighella”, que retrata a vida do político e escritor Carlos Marighella, morto em São Paulo em 1969 durante a ditadura militar. Em 2021, Moura deu entrevista para o programa “Roda Viva”, onde fez críticas à polícia do Rio de Janeiro, classificando-a como assassina, além de tecer críticas ao ex-governo de Jair Bolsonaro pela tentativa de “boicotar” o longa.
Em 2022, o ator foi anunciado como um dos membros da comissão especial do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para acompanhar as buscas pelo jornalista Dom Phillips e pelo indigenista Bruno Pereira na Amazônia, essa escolha deu-se por seu histórico de ações a favor dos direitos humanos. Contudo, essa decisão desagradou apoiadores do ex-presidente Bolsonaro, levando o ator a ser alvo de críticas e piadas.
Tendo em vista as iniciativas para acabar com as problemáticas da sociedade, é possível relacionar os atos de Wagner Moura ao paradigma idealista clássico das Relações Internacionais. O paradigma clássico valoriza a prevalência dos direitos humanos e a solução pacífica de empecilhos, prezando pela cooperação como forma para alcançar um progresso na sociedade. (SARFATI, 2005)
Atualmente o ator continua com sua luta, ele participou da “Ação da Cidadania – SOS Yanomami”, onde várias personalidades da mídia gravaram um vídeo pedindo ajuda aos indígenas que estão morrendo de fome e falta de medicamentos.
Referencias:
WAGNER Moura critica PM do Rio e Bolsonaro, e aponta entrave para lançar ‘Marighella’. [S. l.], 2021. Disponível em: https://www.purepeople.com.br/noticia/bolsonaro-e-pm-do-rio-sao-criticados-e-lula-aprovado-por-wagner-moura-na-tv_a330144/1. Acesso em: 4 fev. 2023.
OIT nomeia Wagner Moura Embaixador da luta contra trabalho escravo. [S. l.], 2015. Disponível em: https://www.ilo.org/brasilia/noticias/WCMS_388815/lang–pt/index.htm. Acesso em: 4 fev. 2023.
SARFATI, Gilberto. Teoria das Relações Internacionais. São Paulo: Saraiva, 2005.
WAGNER Moura apoia projeto que distribui bolsas de R$ 50 mil para produções audiovisuais. Inscreva-se e conte sua história!. [S. l.], 2021. Disponível em: conexaoplaneta.com.br/blog/wagner-moura-apoia-projeto-que-distribui-bolsas-de-r-50-mil-para-producoes-audiovisuais-inscreva-se-e-conte-sua-historia/. Acesso em: 4 fev. 2023.
WAGNER Moura é alvo de bolsonaristas ao investigar desaparecidos na Amazônia. [S. l.], 2022. Disponível em: https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/celebridades/wagner-moura-e-alvo-de-bolsonaristas-ao-investigar-desaparecidos-na-amazonia-83076?cpid=txt. Acesso em: 4 fev. 2023.
WAGNER Moura, Marieta Severo e Bruno Gagliasso pedem ajuda para yanomamis. [S. l.], 2023. Disponível em: https://www.cut.org.br/noticias/wagner-moura-marieta-severo-e-bruno-gagliasso-pedem-ajuda-para-yanomamis-0640. Acesso em: 4 fev. 2023