Rafaela Vale – Acadêmica do 7º semestre de Relações Internacionais da UNAMA.

Ficha Técnica

Ano: 2011

Direção: Steven Soderbergh

Distribuidora: Warner Bros. Pictures

Gênero: Suspense. Ficção científica. Ação.

Local de origem: Estados Unidos

Lançado em 2011, Contágio, longa-metragem dirigido por Steven Soderbergh, retrata um surto epidêmico de uma doença ainda desconhecida, mas cujos danos a saúde humana são mortais. Portanto, com a incidência dos primeiros casos, logo se torna uma preocupação para os profissionais da saúde.

Com o passar do tempo, as taxas de infecção atingem níveis alarmantes, com isso, a doença causada pelo vírus MEV-1 atinge o patamar de pandemia. Ao se tornar uma preocupação global, é possível destacar diversos processos ao longo da trama que possuem similaridade a pandemia da COVID-19, inclusive aqueles que se relacionam diretamente com a análise das Relações Internacionais.

O avanço na missão de mapeamento da doença, tratamento e formulação de vacinas está em mãos de profissionais da saúde, dentre eles, é destaque a participação de integrantes da Organização Mundial da Saúde, que exerce uma demonstração como órgão de referência nesse cenário caótico.

A função da OMS na obra de ficção científica, assim como na realidade durante a pandemia da COVID-19, corresponde com o propósito de sua criação durante a Assembleia Mundial da Saúde de 1948, que consta o progresso a saúde em um âmbito global, expandindo sua agenda a projetos ambiciosos como a erradicação de doenças como a malária durante a década de 50 (BROWN; CUETO; FEE, 2007).

Além da participação de organizações internacionais e agentes governamentais, questões econômicas, como o faturamento com a dinâmica das vacinas por empresas farmacêuticas e também pelo mercado ilegal. Este processo acaba sendo ainda mais lucrativo em Contágio pela disseminação acerca de uma suposta cura para a doença, a Forsítia.

A medicação paralela no universo da trama é disseminada através de notícias falsas pela mídia, que, por meio do sensacionalismo, acaba por agravar a situação conturbada, além de promover um movimento negacionista e antivacina. Este é um exemplo da chada “infodemia”, que repercutiu ao longo do período de pandemia para se referir a propagação em rápida escala de informações embasadas principalmente em conspirações. De acordo com Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização das Nações Unidas, a batalha não seria apenas contra o vírus, mas aos disseminadores dessas informações (OMS, 2020).

Dessa forma, o longa-metragem de 2011 é um retrato do que ocorreu anos depois e demonstra aspectos que interferiram nas relações internacionais em diversos âmbitos. Portanto, este é um filme que merece ser conferido sob um olhar analítico e relacionado a tópicos até então recentes sobre os fatos ocorridos durante o período de pandemia.

REFERÊNCIAS

BROWN, Theodore M.; CUETO, Marcos; FEE, Elizabeth. The World Health Organization and the transition from ‘international’to ‘global’health. Medicine at the border: Disease, globalization and security, 1850 to the present, p. 76-94, 2007.

WHO. Immunizing the public against misinformation. In [Internet]. 2020.