
Kamilly Mácola – acadêmica do 4° semestre de Relações Internacionais da Unama
O conflito entre Rússia e Ucrânia vai além de uma disputa política histórica entre os dois países, ele adentra os gramados de futebol, tanto na forma de protesto em jogos amistosos, quanto na decisão de uma expulsão da seleção do torneio mais importante do futebol, a Copa do Mundo.
Para se entender todo esse processo, é preciso olhar para o passado histórico dos dois países e colocar em mente que a guerra entre os dois se iniciou por conta do interesse da Ucrânia em entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), o que foi visto pela Rússia como uma ameaça a sua soberania sobre aquele território. Com relação a história, ainda com a URSS, a Ucrânia era usada como área de influência, mas como uma base militar soviética na época da guerra fria e ao fim dela continuou sobre observação da Rússia com a sua independência. (TITO, 2022)
A guerra se iniciou em 24 de fevereiro, com a invasão Russa na região de Vasilkov, que fica a 40 km da capital do país, Kiev. Entretanto, com o temor do futuro da guerra, no começo, não foram aplicadas sanções políticas contra a Rússia, porém em março, no âmbito esportivo, a Fédération Internationale de Football Association (FIFA) junto com a Union of European Football Associations (UEFA), antes das seleções polonesas, suecas e tchecas dizerem que não enfrentar a seleção russa, pediu o afastamento a seleção de participar das competições tanto da copa do mundo quanto da liga europeia afirmando que:
“A decisão de retirar a seleção da classificação para a Copa do Mundo de 2022 foi tomada sob pressão de rivais diretos na repescagem, o que violou o princípio do esporte e as regras do fair play” (FIFA, 2022)
Diante deste cenário, a Federação Russa apresentou sua indignação com as medidas tomadas pelas FIFA e UEFA, afirmando que “Fifa e a Uefa não levaram em consideração outras opções possíveis de ação, exceto a exclusão completa dos times russos”. (União Russa de Futebol, 2022) Mais tarde as duas federações baniram a Rússia de competir e acabou saindo antes de começar as eliminatórias para a copa do mundo. Porém essa não é a primeira vez que uma seleção é eliminada por questões políticas, em 1970, a África do Sul deixou a competição devido a conflitos raciais e do Apartheid.
Entretanto para o lado da Ucrânia, o país ainda participou da fase de eliminatórias, mas não conseguiu a vaga, alguns jogadores tiveram que servir ao exército ucraniano como o jogador Vitalii Sapylo e Dmytro Martynenko que foram os primeiros registros de morte de atletas do país. Mesmo com o cenário horrendo, a Ucrânia pedia para que a FIFA eliminasse o Irã na competição por fornecer armas para os Russos que se encaixam na mesma situação e explicação da expulsão da Rússia, violação do Estatuto dos Direitos Humanos e Luta Contra a Discriminação da Fifa, porém nada foi feito para que essa punição acontecesse.
Além de tudo, passando para os jogos, principalmente de times europeus, houve protestos de muitos torcedores, clubes e jogadores manifestaram sua indignação com o que estava acontecendo na Ucrânia e indo contra as decisões de Putin. Alguns exemplos são como “Stop War” (Pare com a guerra), “No War” (Sem guerra) e o mais expressivo vindo do atacante ucraniano Ruslan Malinovsky, onde tem escrito “Sem guerra na Ucrânia” após fazer um gol no time de Atalanta. (UOL, 2022)
A punição sobre o time russo não afetou tanto quanto achavam, pois eles arrumaram um jeito de se reajustar nesse período, assim colocando jogos de um campeonato nacional em meio a copa enquanto os jogadores ucranianos lutam para salvar sua nação de seus inimigos.
O futebol não é somente jogos ou diversão, é também lugar de expressar as questões políticas que estão acontecendo ao redor do mundo que estão prejudicando o bem-estar de uma nação ou de um grupo. As consequências da guerra para os dois times foram totalmente diferentes, mas ambos sofreram pelas políticas que os presidentes dos dois países tomaram e que essa situação não seja repetida para que todos possam se divertir com os jogos de futebol e comemorar cada gol que for feito.
REFERÊNCIA
BANIDA pela Fifa, Rússia vai realizar copa nacional durante o Mundial. [S. l.], 11 nov. 2022. Disponível em: https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-russo/noticia/2022/11/11/banida-pela-fifa-russia-vai-realizar-copa-nacional-durante-o-mundial.ghtml. Acesso em: 6 dez. 2022.
JOGADORES de futebol morrem em combate durante guerra na Ucrânia. [S. l.], 2 mar. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/03/02/atletas-ucranianos-morrem-em-combate-durante-guerra-na-ucrania.ghtml. Acesso em: 6 dez. 2022.
TITO, Mário. O complexo xadrez do conflito entre Rússia e Ucrânia. [S. l.], 16 mar. 2022. Disponível em: https://internacionaldaamazonia.com/2022/03/16/o-complexo-xadrez-do-conflito-entre-russia-e-ucrania/. Acesso em: 6 dez. 2022. RÚSSIA recorre contra sanções da Fifa e Uefa e condena expulsão das eliminatórias da Copa. [S. l.], 3 mar. 2022. Disponível em: https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2022/03/03/russia-recorre-contra-sancoes-da-fifa-e-uefa-e-condena-expulsao-das-eliminatorias-da-copa.ghtml. Acesso em: 6 dez. 2022