Rafaela Vale – Acadêmica do 6º semestre de Relações Internacionais da UNAMA.

Ficha Técnica
Ano: 2017
Diretor: Borja Corbeada
Distribuidora: Netflix
Gênero: Comédia

Fé de Etarras é um filme Espanhol, lançado em 2017, que, apesar de pertencer ao gênero da comédia, a narrativa aborda um assunto crucial sobre uma das questões territoriais e de identidade vigentes em território europeu.
O filme acompanha o grupo Euskadi Ta Askatasuna (ETA), marcado por práticas de terrorismo em nome da independência buscada para os bascos, grupo étnico que se localiza em território espanhol e francês, na região conhecida como Euskal Herria — No idioma local, euskera —, e almejam sua independência de respectivas nações.

A trama ocorre ao longo do período de Copa do Mundo, onde os jogos da seleção espanhola são citados pelos protagonistas sempre envolvido por críticas ácidas quanto a soberania espanhola, nacionalismo e questões históricas como o processo de colonização do país europeu em países da América.

Portanto, o enfoque da obra se dá por meio dos ideais separatistas envolta ao movimento basco, grupo étnico que, dentre diferenciações, possui inclusive idioma local distinto ao da Espanha e do restante da Europa, o euskera, que reforça sua identidade autônoma (MORALES & HOLZHACKER, 2016).

Em Morgenthau (2003), para a construção de uma nação, são necessários indivíduos que possuem uma combinação de características similares, gerando um pertencimento daquele indivíduo a determinado ambiente, relacionando, dessa forma, dinâmicas de políticas ou de poder a essa população, como uma representação daquela identidade.

Fé de Etarras utiliza da comédia como meio de transmitir, mesmo que exageradamente e de forma caricata, a complexidade desses conflitos territoriais que abrangem, principalmente, a disparidade de questões identitárias e de dominação.

REFERÊNCIAS

MORALES, Gabriela Mateus; DE OLIVEIRA HOLZHACKER, Denilde. Relações entre Gernança Regional e Separatismo: Casos basco e escocês. Seminário de Iniciação Científica ESPM. 2016.

MORGENTHAU, Hans J. A política entre as nações: a luta pelo poder e pela paz/ Hans J. Morgenthau: tradução de Oswaldo Biato. — Brasília: Editora Universidade de Brasília. Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, 2003.