
Rafaela Vale – Acadêmica do 6º semestre de Relações Internacionais da UNAMA.
Ficha Técnica
Ano: 2022
Diretor: Daniel Gordon
Distribuidora: Netflix
Gênero: Documentário
Lançado às vésperas da Copa do Mundo no Qatar, FIFA Uncovered, série documental lançada em novembro de 2022, expõe polêmicas internas da Federação Internacional de Futebol quanto a corrupção, lavagem de dinheiro e controversas acerca de seus posicionamentos políticos.
O documentário aborda como a FIFA, com toda a influência no lucrativo mercado do futebol, atua também como um meio de ferramenta política para esta área, que variam através de cada um dos mandatos de seus respectivos diretores em atividade. Portanto, de acordo com a definição de soft power, ou poder brando, de NYE (2004), o futebol pode ser definido nesse conceito como um instrumento de atratividade, que funcionaria de forma mais moderada de formação de políticas no cenário internacional.
Dessa forma, é apresentado como as iniciativas tomadas pela FIFA, como entidade internacional, influencia diretamente nesse cenário de forma política, econômica e cultural. Entretanto, também são notórias as polêmicas quanto a acusações de corrupção feitas à organização. São situações questionáveis presentes internamente entre as dinâmicas dos presidentes da organização, como apontado no caso de Joseph Blatter, assim como de esferas envolvendo as escolhas de locais para a realização dos jogos quadrienais, como Rússia em 2018 e Qatar em 2022 (BBC, 2015).
Concorrendo contra Estados Unidos, Austrália e Japão, a escolha do Qatar foi a mais negativamente criticada, levando em consideração a localização geográfica e o histórico de violação dos Direitos Humanos. O terceiro episódio do documentário se aprofunda nessa problemática, que ao longo do período da Copa de 2022 levanta discussões e protestos de fãs do esporte e até mesmo de integrantes de algumas seleções participantes da competição, como a seleção da Alemanha, que em sua primeira partida realizou um protesto no qual os jogadores cobriram suas bocas para se posicionar contra essas violações (NBC, 2022). A ação veio como um ato de discordância a ações radicais prejudiciais a indivíduos da comunidade LGBTQIA+, mulheres, imprensa e trabalhadores de outras nacionalidades a ocorrer no país (CNN,2022).
Por todos esses aspectos, Esquemas da FIFA deixa claro como o maior evento do futebol não engloba apenas do esporte, mas decisões políticas muito mais profundas e que podem ser analisadas também sob a ótica das Relações Internacionais como vetores de soft power e influências de grandes potências e multinacionais em operações bilionárias e controversas.
REFERÊNCIAS
CNN. Copa do Mundo: entenda as denúncias sobre direitos humanos contra o Catar. CNN Brasil.18 nov. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/esporte/copa-do-mundo-entenda-as-denuncias-sobre-direitos-humanos-contra-o-catar/. Acesso em: 22 nov. 2022.
LI, David K. German soccer players cover their mouths in team photo protest ahead of World Cup match in Qatar. NBC News. 23 nov. 2022. Disponível em: https://www.nbcnews.com/news/world/german-soccer-team-players-cover-mouths-team-photo-protest-ahead-world-rcna58513. Acesso em: 23 nov. 2022.
NYE, Joseph. Soft power: the means to success in world politics. 1st ed. New York: Public Affairs. 2004.
REEVELL, James. Entenda o escândalo de corrupção na Fifa. BBC News Brasil. 23 nov. 2015. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/05/150527_entenda_fifa_lab. Acesso em: 21 nov. 2022.
ROTHMAN, Steven B. Revising the soft power concept: what are the means and mechanisms of soft power. Journal of Political Power, v. 4, n. 1, p. 49-64, 2011.