Brenna da Silva Dias

acadêmica do 4º semestre de Relações Internacionais da UNAMA

Apelidada de “mãe da moda punk”, Vivienne Westwood é atualmente uma das principais estilistas da contemporaneidade. Suas criações ultrapassam a alta costura e frequentemente trazem algum tipo de protesto, político ou ambiental.

Nascida em 8 de abril de 1941, na região de Devonshire, no Reino Unido, Vivienne Isabel Swire, aos 17 anos se mudou para Londres, onde conheceu seu primeiro marido, mas a relação não durou e logo após conheceu seu segundo marido, Malcom McLaren, produtor da banda Sex Pistols e uma das figuras mais influentes da cultura punk. Na década de 70, comandou junto ao marido sua primeira boutique, que teve inúmeros nomes ao decorrer dos anos.

Suas criações extravagantes com jaquetas de couro, camisetas rasgadas e peças presas por alfinetes sempre fizeram sucesso no meio punk e ajudaram a moldar o estilo daquela época, sendo este marca registrada até a atualidade. Em 1980, o casal se divorcia e Vivienne fica responsável pela loja, na época chamada Worlds End – nome que carrega até hoje. No ano seguinte lançou sua primeira coleção intitulada “Pirates” que confrontou os padrões da sociedade britânica da época por conter peças tidas masculinas, mas voltadas para o público feminino.

Nascida em meio a Segunda Guerra Mundial, um período de escassez de várias matérias, a estilista sempre pregou a importância do consumo consciente. Sua coleção de Inverno de 2019, veio permeada por diversas mensagens e falas de manifesto, sendo o principal o consumismo que move a moda, Westwood criticou este sistema e completou com a frase que ficaria marcada para o movimento anti-consumista; “Buy less, choose well, make it last” (em tradução livre: compre menos, escolha melhor, e faça durar).

Ainda muito alinhada à causa ambiental, em 2017 Vivienne lança sua coleção de outono com o nome “Ecotricity” onde traz em suas peças mensagens alertando sobre a urgência da discussão e reverter mudanças climáticas. Em 2021, às vésperas da COP26, compartilhou sua “carta a terra” onde fez um pedido por uma economia baseada na terra e pela abertura de corredores de natureza para a vida selvagem.

Também engajada na ala política, Vivienne também chama atenção para o desenvolvimento da energia nuclear. Em 2008 a ativista participou da tradicional marcha a favor do desarmamento nuclear.

Através de sua trajetória, é possível relacionar as ações da estilista e ativista com a teoria Construtivista da Relações Internacionais.

A vertente construtivista busca abordar a importância de comunidade epistêmicas que ajudam a construir a realidade social das Relações Internacionais, haja vista que podem realizar mudanças nos modos como os líderes políticos pensam sobre ciência e suas consequências, transformando identidades e interesses, difundindo e internalizando novas normas constitucionais. (ADLER, 1999.)

Seu impacto na cultura inglesa é tão profundo que aos 64 anos, a ativista e estilista recebeu da Rainha Elizabeth II o título de Lady. A ocasião chocou a sociedade inglesa por Vivienne revelar aos paparazzis que, por baixo da saia, não usava nenhum tipo de lingerie.

Nos anos 2000 a ativista foi homenageada na famosa animação japonesa “NANA”, sendo a personagem principal uma devota a suas criações e usando-as constantemente ao longo do anime.

No auge dos seus 81 anos Vivienne segue impactando todos com suas criações e sendo uma mulher sempre a frente do seu tempo, abordando temáticas que, muitas vezes, são silenciadas e esquecidas no mundo fashion.

REFERÊNCIAS:

VIVIENNE WESTWOOD: A TRAJETÓRIA TRANSGRESSORA DA ESTILISTA BRITÂNICA. [S. l.], 4 abr. 2021. Disponível em: https://harpersbazaar.uol.com.br/moda/vivienne-westwood-a-trajetoria-transgressora-da-estilista-britanica/. Acesso em: 18 nov. 2022.

ADLER, Emmanuel. O construtivismo no estudo das relações internacionais. Revista Lua Nova: 1999.

DENIM em manifesto anti-consumo é o tópico de Vivienne. [S. l.], 19 jan. 2019. Disponível em: https://guiajeanswear.com.br/desfiles/denim-em-manifesto-anti-consumo-e-o-topico-de-vivienne/. Acesso em: 18 nov. 2022.

ESTILISTA Vivienne Westwood compartilha sua “Carta à Terra” antes da COP26. [S. l.], 18 out. 2021. Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/estilista-vivienne-westwood-compartilha/. Acesso em: 18 nov. 2022.