Amanda Olegário – 2º semestre

A Organização das Nações Unidas (ONU) e suas instituições especializadas, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), surgiram e passaram a ter maior relevância na política internacional a partir da segunda metade do século XX. Antes da criação e fundação da ONU, tivemos a Liga das Nações, formada em 1919 após o período da Primeira Guerra Mundial. Tal organização tinha como objetivo ser um espaço de debates para evitar novos confrontos, especialmente após firmado o Tratado de Versalhes entre os ganhadores e perdedores da guerra, mesmo que tenha falhado em evitar o surgimento de uma nova guerra.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), a destruição de países e vidas perdidas, refletiu-se sobre a necessidade de encontrar uma forma de manter a paz, evitando que a humanidade passasse por uma tragédia como essa novamente.

A partir disso, surge a ONU a qual foi fundada em 24 de outubro de 1945 com o objetivo de trabalhar pela paz e desenvolvimento, ratificada na Carta das Nações Unidas pela China, Estados Unidos, França, Reino Unido e URSS (atual Rússia), além de outros países signatários como o Brasil, sendo um dos 51 membros fundadores. A primeira reunião da Assembleia Geral ocorreu em Londres, em 1946, quando ficou definido a sede seria nos Estados Unidos e a comunicação seria feita em seis idiomas oficiais: inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo.

Vale salientar que não é de hoje que a humanidade pensa sobre a formação de organizações internacionais que buscam a paz e a cooperação entre as nações, a exemplo da Liga de Delos (478 a.C. – 338 a.C.) a qual foi criada com o intuito de facilitar a cooperação militar entre as cidades-Estado gregas, e a Liga Hanseática (séculos XI e XVII) que foi uma associação de cidades do norte da Europa tendo como principal objetivo realizar a cooperação comercial, que podem ser consideradas similares à ONU e às outras organizações internacionais de períodos anteriores.

Além disso, autores como Emeric Crucé, Abade de Saint Pierre, Hugo Grotius e Immanuel Kant já escreviam e debatiam sobre propostas de transformação do sistema internacional; em especial, Kant sugere em sua obra “À paz perpétua” (1785) a formação de uma liga das nações a fim de criar um contrato mútuo entre os Estados, assegurar a paz entre os povos e evitar hostilidades sem envolver guerras ou conflitos violentos, ligados por direitos e deveres recíprocos, o que atualmente conhecemos como a própria ONU.

As grandes conferências de Estados que ocorriam desde o século XVI também serviram para institucionalizar normas que definem as relações internacionais modernas e precursoras das organizações internacionais, como a prática de multilateralismo, soberania do Estado, formulação de procedimentos para resolução pacífica de conflitos e o desenvolvimento do direito internacional, por exemplo.

A partir do século XIX, começam a surgir um grande número de organizações funcionais ou uniões públicas internacionais, de agências e de organizações não governamentais internacionais por conta das transformações econômicas e tecnológicas, da necessidade de coordenação e cooperação em diversas áreas, como saúde e agricultura, e da existência de questões universais, como problemas sociais e a busca pela paz, surgindo enfim a Liga das Nações e a ONU.

Por conta de mudanças relevantes na política mundial surgem as organizações internacionais, operando com base nos problemas concernentes à determinada época. Atualmente, a preocupação e o trabalho das OIs estão ligados às problemáticas sociais, ambientais, tecnológicos, de saúde, educação, entre outros. Com isso, “as organizações internacionais são, portanto, um tema em constante transformação e que têm gerado um debate cada vez mais intenso entre os especialistas em relações internacionais […]” (HERZ, HOFFMAN, 2004, p. 31).

Referências Bibliográficas

GERHARDT, Luiza Maria. À paz perpétua, de Immanuel Kant. Educação, v. 28, n. 1, 5 set. 2006.

GOV.BR. ONU surgiu para garantir a paz e segurança do mundo. Disponível em: <https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2019/09/onu-surgiu-para-garantir-a-paz-e-seguranca-do-mundo#:~:text=O%20organismo%20foi%20fundado%20em,um%20dos%2051%20membros%20fundadores.&gt;. Acesso em: 8 nov. 2022.

HERZ, Mônica; HOFFMAN, Andrea Ribeiro. Organizações Internacionais: história e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.