Rafaela Vale – Acadêmica do 6º semestre de Relações Internacionais da UNAMA.

Ficha Técnica

Ano: 2017

Diretor: Angelina Jolie

Distribuidora: Netflix

Gênero: Drama

Local de origem: Camboja

O drama biográfico, retratando infância de Loung Ung, ativista cambojana, tem início durante o período concomitante à Guerra do Vietnã.

A família Ung, cujo patriarca servia ao exército do governo até então vigente, usufruía de uma vida mediana e confortável até a fatídica data, na qual foi notada uma suposta ameaça de bombardeio na cidade de Phnom Pehn, partindo dos Estados Unidos da América, que prontamente dispersou seus funcionários diplomatas da embaixada localizada na região.

Com o sinal do perigo eminente, a sociedade cambojana passou a ser regida pelo grupo Khmer Vermelho, o partido comunista do país, cujo exército dominou a cidade à medida que os moradores se retiravam.

Ao longo do período da Guerra Fria, são indicadas por Halliday (1983;1989), autor das Relações Internacionais, quatorze revoluções, como a do Camboja, que ocorreram em nações de Terceiro Mundo  durante mudanças no equilibro de poder do Sistema Internacional no período  (VISENTINI, 2021). Segundo o autor, durante o período de bipolaridade, as consequências deste foi no geral um desafio para âmbitos políticos e econômicos dos países, devido a ascensão da ideologia comunista e concepções opostas ao que estava vigente no Ocidente, com isso, causando alterações em relação às grandes potências (HALLIDAY, 1994).

Com isso, a dominação do grupo logo foi total no restante do país, inserindo medidas restritivas para os cidadãos, incluindo a família de Loung, que necessitaram assumir disfarces de camponeses para assegurar sua proteção no processo de êxodo rural da população para o interior, onde trabalhariam forçadamente devido a uma estratégia do Khemer para o retorno a uma sociedade em torno da produtividade agrícola.

Apesar de os esforços para manter a normalidade, a farsa foi descoberta e resultou em um grande trauma para a jovem, situação que dá nome ao longa dirigido por Angelina Jolie, que expõe, na vivência de uma criança cambojana, todo o processo de doutrinação durante o regime do Khemer Vermelho.

REFERÊNCIAS

HALLIDAY, Fred. A guerra fria e seu fim: consequências para a teoria das relações internacionais. Contexto Internacional, v. 16, n. 1, p. 53, 1994.

VISENTINI, Paulo Gilberto Fagundes. Conflitos afro-asiáticos “quentes” da Guerra Fria: da revolução à guerra (anos 1970 e 1980). Tempo e Argumento, v. 13, n. 32, p. e0103-e0103, jan./abr. 2021.