
Rafaela Vale – Acadêmica do 6º semestre de Relações Internacionais da UNAMA.
Ficha Técnica
Ano: 2020
Diretor: Clark Johnson
Distribuidora: Mongrel Media
Gênero: Drama
Local de origem: Estados Unidos. Canadá. India.
Baseado em uma história real, Uma Voz Contra o Poder relata um caso real ambientado no Canadá no ano de 1999. Schmeiser v. Monsanto foi um caso notório de disputa entre um fazendeiro local e uma grande empresa multinacional, que acabou por ir ao tribunal por justificativa de infração de patente.
Percy Schmeiser (Christopher Walker), é um pacato fazendeiro, que mantém suas plantações em processo de rotação de safras, desse modo, trazendo sustento à sua família através de suas terras. Entretanto, resquícios de sementes de canola, geneticamente modificadas, são encontradas em sua fazenda, com o mesmo código genético de plantas da mesma espécies pertencentes a Monsanto, empresa voltada para a produção de produtos modificados, pesticidas e herbicidas, como o Roundup, no qual se entornará a discussão ao longo do drama.
Após a descoberta, inicia-se uma intensa investigação acerca da procedência das canolas utilizadas por Percy Schmeiser, levando-o a julgamento com acusações de uso de produto patenteado, no caso, semestres que gerariam seu sustento da temporada por florescerem o dobro na metade do tempo previsto.
Como apontado anteriormente, a Monsanto possui notoriedade como uma importante transnacional da biotecnologia. A área, cujos projetos para pesquisas genéticas visando melhoramento de sementes para aumentar a taxa de produção agrícola e fortificar os produtos advindos dessa prática, veio a aumentar com a revolução verde a partir da década de 50 e, apesar de grandes danos causados à saúde humana e ao meio ambiente, ainda é patrocinada por nações industrializadas (ANDRIOLI, 2009).
Portanto, empresas como a Monsanto podem ser consideradas como peças-chave para a dinâmica do cenário internacional, podendo ser abrangidas pela definição da governança global, com enfoque em Rosenau, que abranda o conceito da centralidade do Estado, desse modo, podendo incluir uma multiplicidade de agentes em tópicos em que a longa-metragem aborda acerca da empresa citada, como questões comerciais e ambientais. Desse modo, Rosenau distingue os conceitos de governo e governança, sendo a governança não necessariamente regida apenas pela autoridade de aspecto estatal (SARFATI, 2005).
Tendo em vita os aspectos observados em Uma Voz Contra o Poder, a obra dirigida por Clark Johnson entrega uma história real do embate entre uma multinacional e um cidadão comum, reforçando a capacidade dessa entidade privada na formulação de políticas.
REFERÊNCIAS
ANDRIOLI, Antônio Inácio. “O mito da neutralidade dos transgênicos. Revista Espaço Acadêmico, 2009.
SARFATI, GILBERTO. Teoria das relações internacionais. São Paulo. Saraiva, 2005.