Nivia Iani Silva Imbiriba

Acadêmica do 2º semestre de Relações Internacionais da UNAMA

Personalidade característica na moda, Gisele Bündchen nasceu no dia 20 de julho de 1980 em Horizontina, Rio Grande do Sul. Seu destaque deu-se como modelo em passarelas ao redor do mundo, elevando o nome do Brasil na moda.

Inicialmente, o sonho de sua profissão era ser jogadora de vôlei, porém, dada a insistência de sua mãe, aos 13 anos, Gisele se inscreveu em seu primeiro curso de modelo. Um ano depois, ela foi descoberta por um olheiro do maior concurso internacional de modelos, o Elite Model Look, concorreu no Brasil e ficou em segundo lugar e na Espanha, ficou em quarto lugar. A partir daí, mudou-se para a cidade de São Paulo, elevando-a como modelo profissional.

Além disso, com 16 anos, a modelo desfilou a sua primeira Fashion Week (semana de moda, em português) em Nova York. Sua carreira internacional despontava cada vez mais, sendo capa de diversas revistas em todos os continentes, fazendo editorais de moda, desfilando para várias grifes e sendo o rosto de campanhas publicitárias, Gisele era um fenômeno na moda.

Desse modo, no ano de 2014, Bündchen esteve na lista das pessoas mais influentes do mundo da revista Forbes. Diante disso, a modelo usa sua influência para tratar de problemáticas que afetam a vivência das populações, a modelo é atuante assídua na filantropia. Sua atividade é de imensa importância, a filantropa executa ferrenhamente sua ação no combate à fome, à AIDS e à preservação da floresta amazônica, fazendo doações para auxiliar e apoiar na defesa de suas causas pelo mundo. Também, é embaixadora da Boa Vontade, programa das Nações Unidas em defesa do meio ambiente.

Outrossim, por seguir grandemente empenhada a ajudar, em 2021, a modelo se uniu a BrazilFoundation, uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de angariar recursos para investir no auxílio de iniciativas e mazelas enfrentadas pela população brasileira, criando a primeira organização filantrópica no Brasil, o Fundo Luz Alliance, com intuito de ser uma fonte de recursos necessários aos cidadãos em meio às emergências advindas com a pandemia da Covid-19, dando cestas básicas, kits de higiene e limpeza, estando em constante exercício, a organização tem beneficiado cada vez mais projetos pelo Brasil.

Ademais, a modelo se aposentou das passarelas em 2015, deixando um legado imensurável para o cenário nacional e internacional da moda. Durante 22 anos, Gisele foi uma das figuras que mais disseminavam o nome do Brasil mundo afora, que despertavam um olhar de reconhecimento além de sua imagem, acerca do território nacional. Atualmente, a modelo continua a apoiar temas extremamente importantes à população, a usar sua voz na luta por causas que amparam a dinâmica social das pessoas mais necessitadas e a pleitear iniciativas que promovam o zelo e o resguardo da floresta amazônica, logo, Gisele Bündchen é figura inspiradora nas passarelas de moda e nas passarelas da vida.

REFERÊNCIAS

FRAZÃO, Dilva. Biografia de Gisele Bündchen, eBiografia. 30 ago. 2021. Disponível em: https://www.ebiografia.com/gisele_bundchen/amp/. Acesso em: 25 de setembro de 2022.

Biografia completa de Gisele Bündchen, Gente. Disponível em: https://gente.ig.com.br/giselebundchen/p1237857789081.html. Acesso em: 25 de setembro de 2022.

REDAÇÂO GQ. Gisele Bündchen e BrazilFoundation se unem para mais uma etapa de ajuda humanitária, GQ. 15 abr. 2021. Disponível em: Gisele Bündchen e BrazilFoundation se unem para mais uma etapa de ajuda humanitária – GQ | Noticias (globo.com). Acesso em: 25 de setembro de 2022.