
O curso de Relações Internacionais (RI) para muitas pessoas é novo, pois não é tão conhecido como Direito ou Medicina, mas é um curso incrível que agrega não somente construindo o seu profissional, mas construindo na sua vida pessoal também. Dentro do curso aprendemos sobre política, economia, cultura, direito internacional, marketing, idiomas, comércio exterior; o curso é muito completo e aprendemos a entender o mundo como ele é, o porquê está como está, e prospectar o que poderia ser feito para amenizar alguns problemas a nível global.
O que as pessoas mais me perguntam quando falo que formei em RI é “o que faz quem forma nesse curso?” ou falam “você vai viajar muito né?”, quando eu entrei no curso, não fazia muita ideia da função da minha profissão, eu apenas sabia o que eu queria fazer e o que eu tinha que estudar para conseguir. Estudando RI, eu consegui abrir meus horizontes para todas as possibilidades de trabalhos que eu poderia exercer, além disso, eu aprendi muito sobre o Brasil e como ele funciona internamente para poder entender como ele funciona externamente, e também aprendi muito a respeito da Amazônia, o que é um diferencial no curso da Unama, pois você não aprende de forma tão aprofundada sobre a Amazônia e sua importância para o mundo em um curso de graduação.
Dentro do curso de Relações Internacionais da Unama têm diversos projetos de extensão como o Generi, Globalizando e o Internacional da Amazônia, são projetos que ajudam muito o estudante a se desenvolver não apenas dentro da universidade ou para o trabalho, mas, também para o desenvolvimento pessoal. Depois que entrei no globalizando aprendi a locutar e perder a vergonha na frente das câmeras, também aprendi a me portar em uma entrevista e isso tem me ajudado bastante, participar desses projetos sempre fizeram um peso grande na hora de pleitear uma vaga de estágio/emprego.
Como nem tudo são flores, vou pontuar algumas dificuldades que tive dentro do curso. A primeira foi meu primeiro contato com as teorias, como o curso era algo novo para mim eu não sabia exatamente o que iria estudar. Então, quando tive a matéria de teoria clássica com vários materiais para estudar e fazer resenhas, eu me senti perdida; minha segunda maior dificuldade foi pegar o ritmo dos estudos, eu já tinha vindo de outros cursos que não me exigiam tanta leitura e estudo como RI exige; e minha terceira dificuldade foi os materiais de estudo que não tinham traduzidos, quando entrei no curso meu inglês era bem ruim, então não conseguia estudar alguns materiais que não estavam traduzidos para o português, mas tive sorte que meus colegas de turma sempre faziam resumos e compartilhavam para ajudar os demais.
Além dos meus colegas, os professores também ajudaram sempre que precisávamos, e os professores do curso de RI da Unama são um dos maiores diferencias do curso, eles não são só extremamente capacitados como amam o que fazem. Como eu disse acima, eu vim de outros cursos e particularmente eu nunca tinha tido professores tão maravilhosos como tive em RI, assistindo as aulas não tem como não se apaixonar pelo curso. Para finalizar, eu não poderia ter escolhido lugar melhor para formar no curso de Relações Internacionais, eu tenho certeza que hoje sou a profissional que sou graças a essa experiência e graças aos meus professores os quais são espelhos para eu seguir como exemplo.