Mayara Helena Rodrigues – 6° semestre

Rayana Yukari Fachinetti Inomato – 6° semestre

Incluir na Colômbia uma economia verde se tornou uma das grandes promessas de Gustavo Petro ao longo da campanha presidencial, mas tirar os planos do papel implica na construção de novos acordos internos e alianças internacionais.

E estudiosos da área, como o professor de relações internacionais da Universidade Javeriana Mario Aller San Millán, afirma que: “Petro tem que andar com muito cuidado porque se quer implementar essas políticas, não pode incomodar os grandes investidores locais que têm ações na Copetrol – empresa petrolífera de capital misto que distribui muitos dividendos – terá que moderar as propostas e buscar grandes acordos, além de pactos internos” (PARANOÁ ENERGIA, 2022).

A grande aposta do governo de Petro é que a dependência do petróleo como principal fundo econômico do país aos poucos decaia e abra portas a novas formas de suster a economia de modo mais sustentável e incluir o país mais ativamente no mercado internacional adaptando-se às novas tendências. Petro já se reuniu com diferentes setores políticos do país desde que ganhou a eleição. Esteve com o presidente Iván Duque, o ex-presidente Álvaro Uribe, além de dialogar com representantes da União Europeia, da Venezuela e com o presidente e o secretário de Estado dos Estados Unidos da América (PARANOÁ ENERGIA, 2022).

Conforme o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente ou UNEP em inglês), o termo Economia Verde (Green Economy) lançado em 2008 com a Iniciativa de Economia Verde (GEI em inglês), se define como uma forma de economia que, ainda baseada na produção e consumo, visa, de maneira responsável e sustentável, o bem estar humano e a igualdade social crescendo em paralelo com a significativa redução dos riscos ambientais e da escassez de recursos, em prol de um desenvolvimento eco-sustentável.

Além do mais, a Green Economy possui como base três importantes pilares: inclusão social, eficiência no uso dos recursos naturais e baixa emissão de carbono. Esse tipo de desenvolvimento econômico se mostra favorável em seus aspectos e se apresenta claramente de modo benéfico para todos os países que o aderirem. Entretanto, há desafios que retardam sua implantação e bom regulamento, como o sistema petrolífero citado anteriormente – uma das bases da economia colombiana, o que pode estender o seu desenrolar para além dos quatro anos de mandato de Petro, tendo a possibilidade de ter seus esforços retidos por outro presidente não inovador.

Para além, uma alternativa viável para esse desenrolar com as empresas de petróleo é o estabelecimento de incentivos fiscais para as empresas petrolíferas, em prol de uma mudança de campo energético, além de estímulos para as empresas aderirem ao Pacto Global das Nações Unidas – já aderido pela Colômbia – uma iniciativa voluntária lançada em 2000 pelo ex-secretário-geral Kofi Annan, “que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras” (UN GLOBAL PACT, s.d.).

O encorajamento do alinhamento aos princípios do Pacto Global, principalmente os de meio ambiente, como: abordagem preventiva quanto aos desafios ambientais, promoção da responsabilidade ambiental e incentivo à difusão de tecnologias sustentáveis, pode ajudar a Colômbia a acelerar essa transição e amenizar as dificuldades quanto à situação empresarial.

Porém não deixará de ser um desafio ao país essa inserção de política verde por conta dos investidores – que são, em grande parte, donos de negócios petrolíferos. E, muitos críticos afirmam que investir em turismo e agricultura não serão suficientes para recuperar os ingressos econômicos vindos da exploração de venda de petróleo e gás (PARANOÁ ENERGIA, 2022). Mas essa mudança é algo necessária já que muitos países estão aderindo a essa política econômica verde e comprarão cada vez menos petróleo, em outras palavras: a Colômbia precisa se adaptar.

REFERÊNCIA

PARANOÁ ENERGIA. Dificuldades para a economia verde na Colômbia. Disponível em: https://www.paranoaenergia.com.br/noticias/2022/08/04/dificuldades-para-economia-verde-na-colombia/. Acesso: dia 12 set 2022.UN

ENVIRONMENT PROGRAMME. Green Economy. Disponível em: https://www.unep.org/explore-topics/resource-efficiency/what-we-do/policy-and-strategy/green-economy. Acesso em: 9 set 2022.

UN GLOBAL PACT. A INICIATIVA. Disponível em: https://pactoglobal.org.br/a-iniciativa. Acesso em: 9 set 2022.