
Rafaela Vale – Acadêmica do 6º semestre de Relações Internacionais da UNAMA.
Ficha técnica
Ano: 2013
Diretor: Bill Condon
Distribuidora:
Gênero: Suspense. Drama biográfico.
País de origem: Estados Unidos
Somando o gênero suspense com uma abordagem tecnológica, o longa-metragem de Bill Condon remonta a criação e polêmicas acerca do site ativista WikiLeaks.
O filme é protagonizado por Benedict Cumberbatch e Daniel Brühl, que interpretam, respectivamente, Julian Assange e Daniel Domscheit-Berg, responsáveis por gerenciar ao longo de anos o portal que levou à tona segredos de cunho políticos, estatais e empresariais a influenciar internamente a governância de diversos países.
Lançado em 2013, o longa-metragem recorda desde os primórdios da atuação dos visionários do WikiLeaks até o que viria a oscilar a mídia internacional em 2010. Dados acerca de espionagem envolvendo organizações internacionais e líderes mundiais, que consistiu, segundo Hillary Clinton, em uma sabotagem à configuração do cenário internacional em âmbitos de aliança, segurança e economia (BBC News, 2010).
Em Lopes (2016) é dito como abordagens modernas de Estudos Estratégicos e Segurança Internacional nas relações internacionais apresentam os conceitos de Software Power e Cyber Power, como utilização dessas tecnologias como ferramentas de intervenção política internacional, que podem evoluir para cenários como guerras cibernéticas.
Esses conceitos surgiriam da definição de Smart Power do autor de vertente neoliberal Joseph Nye(LOPES, 2016). Em Nye (2009) o Smart Power, ou Poder Inteligente, é a capacidade de combinar estratégias de poderes ofensivo, econômicos ou de aspectos culturais – Também definidos respectivamente por Nye nas categorias de Hard e Soft Power – para demonstrar influência ou domínio.
Dessa maneira, o Quinto poder é interessante como uma obra a demonstrar a tecnologia nas mãos de ativistas a manipular esses aspectos multifatoriais do Smart Power para influenciar as dinâmicas políticas globais da época.
REFERÊNCIAS
BBC NEWS. Hillary diz que vazamento do Wikileaks é um ‘ataque à comunidade internacional‘. 29 nov. 2010. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2010/11/101129_wikileaks_hillary_mdb. Acesso em: 4 set. 2022.
LOPES, Gills Vilar. Relações internacionais cibernéticas (CiberRI): uma defesa acadêmica a partir dos estudos de segurança internacional. 2016.
NYE JR, Joseph S. Smart power. New Perspectives Quarterly, v. 26, n. 2, p. 7-9, 2009.