
Nivia Iani Silva Imbiriba
Acadêmica do 2º semestre de Relações Internacionais da UNAMA
Personalidade marcante e influente no mundo, a apresentadora Oprah Gail Winfrey nasceu no dia 29 de janeiro de 1954 em Kosciusko, no estado do Mississipi, Estados Unidos. Oprah teve uma infância muito difícil, seus pais tinham grandes problemas no relacionamento, por isto, foi cuidada por sua avó materna na zona rural, porém, aos 6 anos de idade, sua mãe a levou para morar em Milwaukee. Com isso, a criança foi abusada psicologicamente e fisicamente por seus familiares, sofrendo ameaças constantes, não pôde contar a sua mãe os abusos que sofria e, diante deste absurdo com o qual tinha que viver calada, sempre buscou obter a sua independência financeira desejando mudar a sua realidade.
Desse modo, inicialmente, no processo de formação completa de seu ensino, Oprah expunha o seu imenso talento ao falar em público e na recitação dramática, tanto que venceu um concurso de locução e ganhou uma bolsa de estudos para cursar comunicação e artes cênicas na Universidade do Tennesse. Tal premiação foi o ponto-chave para o início estonteante da carreira de uma figura incomparável e pioneira que estaria por vir.
Em adição, com apenas 19 anos, Winfrey começou a fazer história, ela estreou como repórter, apresentadora em programa locais e como âncora de um programa de notícias, sendo a primeira mulher preta nos Estados Unidos a assumir esse posto na televisão. Posteriormente, como resultado de seu incrível trabalho, em 1978, a jovem apresentadora esteve à frente do talk-show ‘Am Chicago’, o qual obteve grande aclamação, tendo de ser estendido para uma hora de duração e passou a se chamar, em 1986, ‘The Oprah Winfrey Show’. Seguidamente, o sucesso foi imensurável, a comunicadora ficou a frente do programa ao longo de 25 anos e a elevou a patamares nunca antes alcançados em sua vida, campeã de audiência pelas diversas entrevistas com personalidades famosas de todos os ramos da indústria mundial, o programa faturou 18 Emmys e é considerado até os dias atuais o talk-show mais assistido da televisão americana, concluindo-se que, mais do que nunca, ela havia alcançado a sua tão sonhada independência financeira.
Além disso, a apresentadora era imparável, pois, terminado o seu programa de entrevistas, no ano de 2011, ela passou a se concentrar inteiramente ao empreendedorismo, fundando o seu próprio canal, o qual era, por completo, dedicado a ela, ‘Oprah Winfrey Network (OWN)’, e o programa estreante no canal seria ‘Oprah’s Next Chapter’ (em português, o próximo capítulo da Oprah), altamente aclamada pelos americanos e pelo mundo, sua figura passou a ser reconhecida nos quatros cantos do mundo, tornou-se referência à população.
Outrossim, além de apresentadora, empreendedora, escritora, atriz e produtora, Oprah ainda é filantropa. Adicionalmente, a filantropa é preocupada com os problemas que assolam o mundo, utilizando de seus recursos financeiros para auxiliar e apoiar causas caras aos cidadãos, sua diligência já ajudou os locais afetados por desastres naturais, os movimentos feministas buscando direitos e igualdade salarial na carreira profissional, os museus dedicados a expor a luta e a história negra nos Estados Unidos. Somado a isso, preocupada em melhorar e contribuir com a educação, o instrumento de transformação ao mundo, Winfrey têm fundações dedicadas exclusivamente a estudantes, doando assiduamente e podendo propiciar desenvolvimento educacional a quem mais precisa.
Consoante à exposição, a escritora, roteirista, produtora de televisão e cineasta americana, Shonda Rimes, escreve em ‘O ano em que disse Sim’ (2016), referindo-se ao capítulo no qual cita os costumes que a apresentadora fez com que a população tivesse a partir de seu programa, “cresci com Oprah. Assistia ao The Oprah Winfrey Show quando ele ainda se chamava AM Chicago. Comprava tudo que ela nos mandava comprar e lia todos os livros que ela nos mandava ler. Tomava nota de cada palavra de sabedoria que Oprah compartilhava conosco pela televisão. Fui batizada na igreja católica, mas era da igreja da Oprah. Se você vive neste planeta, sabe do que estou falando. Todos sabem. É a OPRAH.”, de outro modo, Oprah não era uma simples apresentadora, ela ditava costumes, saberes, hábitos, criou um sentimento além de anfitriã de um programa, um sentimento de contato, de aproximação com o seu público, seu carisma e a forma com a qual comanda as suas entrevistas, fez e continua a fazer com que público tenha Oprah como exemplo máximo, como ponto de referência.
Logo, Oprah Winfrey é um ícone além de seu tempo, seu pioneirismo na televisão mudou, indubitavelmente, os costumes da população americana e fez com que esses costumes fossem disseminados por todo o mundo, é uma das apresentadoras mais geniais que o planeta tem a honra em poder assistir e acompanhar, estando fortemente ligada ao seu imenso exercício de representatividade, milhares de crianças, jovens e adultos sonham em atingir o patamar que alcançou, Oprah é exemplo, é história, é a personalidade-inspiração ao jornalismo e a qualquer profissão que angarie o contato direto com o público, assim, Oprah Winfrey é a mulher que reluz influência, poder e empoderamento – uma obra-prima.
REFERÊNCIAS
FRAZÃO, Dilva. Biografia de Oprah Winfrey, eBiografia. 23 mar. 2022. Disponível em: www.ebiografia.com/oprah_winfrey/amp/. Acesso em: 27 de agosto de 2022.
Oprah Winfrey Empreendedores, Suno. Disponível em: www.suno.com.br/tudo-sobre/oprah-winfrey/amp/. Acesso em: 27 de agosto de 2022.
Redação Vogue. Oprah: 5 coisas que você não sabia sobre a apresentadora, Vogue. Disponível em: vogue.globo.com/amp/lifestyle/cultura/noticia/2022/01/oprah-5-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-apresentadora.html. Acesso em: 27 de agosto de 2022.
RIMES, S. O ano em que disse SIM. Tradução de Mariana Kohnert. 1. ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2016. 166 p.
É muito fácil você assistir a filmes e séries e achar alguém falando da Oprah, ela é tão icônica e atemporal.
É tão incrível pensar que você pode até não saber sobre tudo da vida dela, mas sabe quem ela e isso mostra o tamanho da pessoa que a Oprah é!
CurtirCurtir