Pollyana Bernades e Yasmin Torres, acadêmicas do 6° semestre e do 8° semestre de Relações Internacionais da Unama

A moda é um dos segmentos mais bem sucedidos da sociedade de consumo atual, configurando-se como um código visual que também expressa identidade, o qual ocorre pela utilização das matérias primas necessárias para se chegar ao produto final adquirido pelo consumidor, através da criação de inúmeros empregos geradores de força produtiva.

As eventualidades sociais e políticas refletem diretamente no modo de viver da sociedade, na cultura e no estilo de uma determinada época, por alterarem os modos de vida, o consumo e a individualidade das pessoas.

Além disso, a moda encaixa-se como parte das indústrias que ditam o ritmo da economia mundial, observando-se um crescimento empírico deste mercado na manufatura e comercialização a partir de uma cadeia produtiva hábil. A cadeia de produção da indústria da moda é vista como um “conjunto de atividades que se articulam progressivamente […], incluindo bens básicos, bens de capital, bens intermediários, distribuição e comercialização” (BRASIL, 2017).

Nye (2009) identifica quatro manifestações principais, sendo elas: a ambiental; a militar; a social e cultural; e a econômica. Também é apontada a existência de outras dimensões, como a globalização do entretenimento, da ciência ou até mesmo da moda, porém, estes são considerados subconjuntos das expressões principais (KEOHANE; NYE, 2012), e dessa forma, a indústria têxtil entra para o estudo das relações internacionais como ator secundário que envolve o social e o econômico influenciado pelas soberanias existentes.

No contexto artístico, a indústria da moda se destaca como um dos setores que precisam ser analisados no cenário global levando em consideração a importância da moda como forma de protesto, identificação cultural e ressignificação social, dentre outros. Fábio Bentes, economista da CNC (Confederação Nacional do Comércio) diz que apesar da pandemia de Covid-19, o domínio têxtil ainda depende dos preços e reajustes capitais na escala macroeconômica.

Assim, os mercados essenciais de consumo sofreram o impacto emergencial da guerra entre Rússia e Ucrânia, e, até o seu início, não havia dados ou qualquer percepção da consequência das sanções russas na indústria da moda, entretanto, hoje é possível sentir seu efeito no dia a dia principalmente com a elevação do preço do petróleo, e por consequência disso, da matéria-prima derivada desse recurso como o poliéster, que é um material encontrado na maior parte das peças comuns.

Com isso, ainda no contexto pandêmico, o porto de Xangai sofreu uma paralisação exorbitante em sua logística no início deste ano, e que, segundo o professor de Economia e Finanças da NYU, Rodrigo Zeidan, ocasionou o aumento de taxas de importação inclusive para a América Latina, que é hoje um dos maiores parceiros comerciais da China. Dessa forma, essa mudança pôde ser vista nas altas taxas de sites de moda que antes eram julgados como acessíveis a grande parte da população, e hoje equiparam-se às lojas de departamento comuns que existem no território brasileiro, e estas, por sua vez, cada vez mais se aproximando das lojas de luxo inacessíveis ao público que antes as recebiam.

Logo, é importante salientar o grande impacto da guerra Rússia-Ucrânia no cenário internacional e como o tabuleiro comercial mundial experimenta as crises das relações internacionais de maneira direta e incisiva, demonstrando como a política internacional vai além do jogo de poder entre apenas nações, contrariando o realista Hans Morgenthau em seu livro ‘A política entre nações’, que idealiza esse jogo de poder como princípio ao estudo da política internacional e das relações interestatais, cuja disputa de poder em escala global irá afetar diretamente os Estados sem considerar os demais contingentes envolvidos no conflito. No mundo contemporâneo não há como negar o papel e a influência de outros atores do sistema internacional, como as empresas da indústria têxtil e a sua implicação na economia de uma ou demais nações, o que constrói uma ideia de interdependência entre a política, economia e o social como um todo, uma vez que essa busca incessável pelo poder – que segundo Morgenthau é inerente aos Estados – ameaça os demais campos do complexo território político-econômico universal. Consecutivamente, as guerras e disputas entre hegemonias impactam o social e o econômico dentro e fora do seu contexto territorial, espalhando problemas inflacionários, e que no caso da indústria têxtil, eleva os preços de seus produtos e torna o dia a dia da sociedade civil cada vez mais influenciada pelas questões internacionais.

Dessa forma, foi possível observar as similaridades que mudaram os rumos do mundo com a pandemia e a guerra no território eurasiático em relação à indústria têxtil. Visto que, os acontecimentos internacionais interferem diretamente no estilo de vida, consumo e no comportamento das pessoas, que por consequência influenciam na moda, além de sugerir diretamente a ligação com as relações internacionais e as mudanças que esse sistema acarreta, relendo o período de transformação entre crises políticas, históricas, culturais, financeiras e etc. Em suma, a moda é importante a partir do momento que analisa esse cenário exigente, crítica os padrões que são impostos e se reinventa a cada século, provando que carrega um valor importantíssimo, se tornando um dos setores mais valorizados pelo social-global.

REFERÊNCIAS:

BRASIL. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. 2017. Disponível em: http://www.mdic.gov.br/sitio/sdp/proAcao/forCompetitividade/oQueSao.php. Acesso em: 18 de agosto de 2022.

Diniz, Pedro. Setor de moda da Europa entra em alerta com a guerra entre Rússia e Ucrânia. FolhaPress: 2022. Disponível em: <https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/02/28/setor-de-moda-da-europa-entra-em-alerta-com-a-guerra-entre-russia-e-ucrania.ghtml>. Acesso em: 17 de agosto de 2022.

Sanções à Rússia podem custar 27 mil milhões de euros ao mundo da moda. Expresso: 2022. Disponível em: <https://expresso.pt/economia/2022-03-04-guerra-sancoes-a-russia-podem-custar-27-mil-milhoes-de-euros-ao-mundo-da-moda> Acesso em: 12 de abril de 2022

ORGAZ, Cristina. Como a covid criou um congestionamento gigantesco no porto de Xangai que afeta o mundo inteiro. BBC: 2022. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/internacional-61196372> Acesso em: 17 de abril de 2022.