
League of Legends, popularmente conhecido como LOL, é um mundialmente famoso jogo eletrônico, desenvolvido pela Riot Games em 2009 e um dos principais representantes dos eSports, termo usado para designar competições organizadas de jogos eletrônicos, especialmente entre jogadores profissionais e que se expandem desde de competições regionais até internacionais, mobilizando milhares de pessoas e gerando grandes lucros para o mercado global de esportes eletrônicos.
Devido a sua crescente expansão e do uso de recursos de longo alcance, o jogo pode ser atribuído ao mecanismo do Soft Power, importante ferramenta no sistema internacional. Nesse sentido, cabe-se analisar o amplo sucesso de League of Legends sob a perspectiva do fenômeno.
Em primeira instância, no campo da teoria neoliberal das Relações Internacionais, o teórico Joseph Nye apresenta o conceito de Soft Power no livro The Paradox of American Power (2002), defendendo a ideia de que um Estado é poderoso pela sua capacidade de influenciar outro Estado. Nesse sentido, segundo NYE (2002), não cabe analisar apenas o poder-força de um Estado, mas, a sua capacidade em cooperar, influenciar e comunicar por meio de ideologias ou culturas, constituindo a estratégia do Soft Power. A presença dele consiste em mecanismos sutis, como, por exemplo, na indústria cultural e nas produções cinematográficas que exploram novos mundos, novas culturas e se aproxima de diversas outras sociedades, no qual podem ser utilizados como base analítica para a construção de narrativas, discursos, eventos históricos e propagação de ideologias (COSTA, 2015).
Em segunda instância, a indústria de jogos online apresenta um constante crescimento no mundo inteiro, devido a globalização que mantém os Estados interligados entre si através de tecnologias cada vez mais aperfeiçoadas e presentes na vida da humanidade. Hodiernamente, os jogos online possuem uma grande influência, seja no cotidiano ou na economia mundial, sendo um mercado de entretenimento que supera a indústria de filmes e de música juntas, lucrando aproximadamente 163 bilhões de dólares por ano (PACETE, 2022).
Nesse sentido, evidencia-se League of Legends, um dos principais jogos que se destacam ao redor do mundo, no qual se passa em um mundo chamado Runeterra que possui várias nações e ilhas com características, histórias e culturas diferentes, porém, interligadas, no qual dentre as regiões de Runeterra as principais são: Noxus, Ionia, Piltover e Zaun, Ixtal, Demacia, Águas de Sentina, Shurima, Freljlord, entre outros.
A história de League of Legends é tão extensa e complexa que logo apareceram demandas para expandir o seu universo para novos caminhos, dentre eles destacam-se: criações cinematográficas contando mais detalhadamente a história do jogo e a origem de alguns personagens e a criação das bandas musicais de League of Legends sendo elas: KDA, True Damage e Pentakill. Essa migração para novas áreas chamou a atenção de novos jogadores, e por conseguinte, a influência que o jogo tinha foi aumentada.
Neste seguimento, em 15 de outubro de 2019, durante o evento de comemoração aos 10 anos do MOBA (sigla para Multiplayer Online Battle Arena), a Riot Games anunciou a séria animada Arcane, adaptação das histórias que cercam Runeterra, depois de muitos pedidos pela comunidade de League of Legends. A produção trouxe diversos temas, nos quais se destacam tensões políticas, econômicas, desigualdade social, segurança pública, doenças mentais, uso de drogas e bullying, assuntos que transitam pela obra e que explicitam desafios contemporâneos da sociedade (VINICIUS, 2021).
Diante dessa perspectiva, o cenário de League of Legends é um dos mais fortes dentre o universo dos jogos eletrônicos e possui uma presença em peso em diversas partes do mundo. Ao se analisar o fenômeno sob a ótica do teórico Joseph Nye, é possível perceber que o jogo se um tornou uma importante ferramenta de Soft Power por promover cultura, interação e cooperação entre países, no qual sua comunidade digital tende a aumentar cada vez mais através de campeonatos regionais e mundiais que reúnem jogadores de diferentes nacionalidades.
Portanto, todas as temáticas abordadas em League of Legends, a constante expansão desse universo para outras áreas, juntamente com a jogabilidade complexa e estratégica dos múltiplos campeões oriundos dos diversos lugares que compõem seu universo, faz dele um dos jogos mais populares do mundo reunindo mais de 27 milhões de jogadores, em diversas modalidades seja ela casual ou até mesmo torneios e campeonatos nacionais e internacionais, mostrando o domínio que ele possui no mercado de games e o Soft Power que ele exerce, dada a sua funcionalidade e seu alcance no sistema internacional.
REFERÊNCIAS
NYE, Joseph Samuel Jr. The Paradox of American Power: Why the World’ Only Superpower Can’t Go It Alone. Oxford University Press, 2002. Acesso em: 01 de agosto de 2022.
PACETE, Luiz Gustavo. 2022 promissor: mercado de games ultrapassará US$ 200 bi até 2023. Forbes. Publicado em: 03 de janeiro de 2022. Disponível em: < https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/01/com-2022-decisivo-mercado-de-games-ultrapassara-us-200-bi-ate-2023/ > Acesso em: 07 de agosto de 2022. VINICIUS, Bruno. Conheça Arcane, série originada de League of Legends, que desbancou Round 6. Jornal do Commercio (JC) – UOL. Publicado em: 09 de novembro de 2021. Disponível em: < https://jc.ne10.uol.com.br/cultura/2021/11/13623571-conheca-arcane-a-serie-originada-de-league-of-legends-que-desbancou-round-6.html > Acesso em: 01 de agosto de 2022.