Mário Tito Almeida – coordernador do curso de Relações Internacionais da Unama.

Rebecca Brito – acadêmica do 4° semestre de Relações Internacionais da Unama.

Na próxima terça-feira, dia 28 de junho, sob a coordenação do curso de Relações internacionais da Universidade da Amazônia será realizado, no auditório David Mufarrej, o Primeiro Fórum Unama de Comex com o tema inovação, desenvolvimento e sustentabilidade: caminhos para o Comércio exterior na Amazônia. O evento contará com a presença de personalidades referência no assunto além de empresas e demais membros que discutirão meios para efetuar um comércio sustentável na região. Tal evento conduz para uma análise sobre a importância do Comércio Exterior na Amazônia e de formar profissionais preparados para atuarem nessa área.

Na conjuntura contemporânea nota-se a presença mais intensa de múltiplas relações entre países, o que favorece o comércio internacional como mecanismo ideal para que as nações aproveitem melhor os seus fatores produtivos (Cassano, 2002). Nesse sentido, trata-se de um comércio que desenvolve vínculos econômicos e que abrange todos no sistema internacional. Sob esse aspecto, o comércio exterior está relacionado com as relações mercantis de um país com o resto do mundo envolvendo atividades de troca de bens e serviços, por intermédio de procedimentos de importação e exportação, envolvendo empresas e governos e possuindo relação direta com o Produto interno bruto (PIB) de um país.

Assim sendo, discutir sobre comércio exterior é de suma importância para contribuir para o desenvolvimento econômico do território. Trazer esse debate para a região Amazônica é primordial considerando que a região corresponde a 8,7% do PIB do Brasil (Amazônia 2030, 2021) e que ela possui significativas riquezas e relevante papel na promoção de atividades extrativistas e agropecuárias. Entretanto, a Amazônia enfrenta diversos desafios no que se refere ao modo como acontece a comercialização e a exploração de seus recursos, sendo frequente a existência de atividades como o garimpo ilegal e enormes índices de desmatamento.

É nesse contexto que se nota a importância do Fórum Unama de Comex para ressaltar o potencial Amazônico em termos de comércio, em sintonia como um desenvolvimento que seja sustentável e includente, isto é, que valorize o meio ambiente e suas populações originárias e tradicionais. Por esse motivo, o cronograma do evento incluirá painéis sobre “Desenvolvimento na Amazônia”, “Sustentabilidade” e “Inovação” e possuirá apresentação de cases de sucesso, momento de explanação do comex na Amazônia além de troca de experiências, com oportunidade para os participantes tirarem suas dúvidas e aperfeiçoarem seus conhecimentos.

O Fórum ocorrerá das 09 às 19 horas no dia 28 de julho e se constitui em uma oportunidade de suma importância por promover discussões com setor público, empresas, academia e atores importantes para o Comex na Amazônia, além de trazer visibilidade e novas perspectivas para o aprimoramento de desenvolvimento do comércio exterior do país.

O evento demonstra, além disso, a importância do comércio exterior em Relações Internacionais e do Curso de RI da Unama, que vem oferecendo ampliação do mercado de trabalho aos seus acadêmicos e egressos.

Referências:

CASSANO, Francisco Américo. A teoria econômica e o comércio internacional. Pesquisa & Debate. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política, v. 13, n. 1 (21), 2002.

D.Santos, R. Salomão & A. Veríssimo. Fatos da Amazônia 2021. Amazônia 2030. 8 de abril de 2021. Disponível em:<https://amazonia2030.org.br/fatos-da-amazonia-2021/#:~:text=O%20Produto%20Interno%20Bruto%20(PIB,territ%C3%B3rio%20composto%20por%20%C3%81reas%20Protegidas.> Acesso em: 14 de junho de 2022.