Rafaela Vale – Acadêmica do 5º semestre de Relações Internacionais da UNAMA.

Ficha técnica

Ano: 2017

Direção: Jacob Kornbluth e Sari Gilman

Gênero: Documentário

País de Origem: Estados Unidos

O documentário de 2017 busca compreender problemáticas inseridas no sistema econômico capitalista, utilizando os Estados Unidos e todas as suas características econômicas como base.

À frente do projeto está o economista Robert Reich, ex-secretário de trabalho durante o governo de Bill Clinton. Reich levanta a estagnação de mobilidade de classes na sociedade estadunidense como um fator que demonstra uma falha no sistema capitalista, com isso, passa a levantar ideias de como ele poderia ser melhorado.

São discutidas questões como o envolvimento do Estado como parte do livre mercado, os salários dos trabalhadores afetados pela inflação e também destaca o enriquecimento cada vez mais constante dos investidores, que consequentemente adquirem poder político por meio da concentração de riquezas, como um ciclo.

Pela concentração de influência política na alta sociedade, é investigado o quanto isso afeta a intensidade do poder político entre cidadãos comuns e grandes corporações. Para isso, são apresentados relatos de empresários e trabalhadores como atuantes na economia estadunidense.

The State and The Market, de 2012, escrito pelo português José Reis, explora a relação multifacetada do Estado em relação ao mercado e também à sociedade e ao meio empresarial. Na obra, também é descrito como, dentro da lógica de Estado e mercado, essas podem ser conectadas através de suas complexidades institucionais

Dessa forma, é possível observar em Salvando o Capitalismo, problemáticas que podem ser inseridas também de modo análogo aos cenários de outras nações que igualmente apresentam o capitalismo como sistema econômico, com isso, pode ser relacionado com os estudos da economia internacional, envolto no campo das Relações Internacionais.

REFERÊNCIAS

REIS, José. The state and the market: an institutionalist and relational take. RCCS Annual Review. A selection from the Portuguese journal Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 4, 2012.