
Nivia Iani Silva Imbiriba
Acadêmica do 1º semestre de Relações Internacionais da UNAMA
Ídolo do esporte brasileiro, Ayrton Senna da Silva nasceu em 21 de março de 1960 na cidade de São Paulo e foi um piloto de Fórmula 1 que inspirou e inspira, até hoje, os brasileiros a sonharem e alcançarem o ingresso na principal competição de automobilismo do mundo. Desse modo, o piloto começou a trilhar seu caminho desde muito cedo. Aos 4 anos de idade, ele já se destacava no kart, um veículo simples que atrai o interesse de apaixonados por velocidade e serve como escola para aprimorar a direção de pilotos, e que propiciou os olhares para a maneira distinta como o menino pilotava.
Na sequência de sua célebre caminhada, aos 23 anos, sua carreira engrenou de vez, ele foi campeão do Campeonato Inglês de Fórmula 3, tanto que aos 24 anos, Senna passou a fazer parte do talentoso hall da Fórmula 1.
Além disso, Ayrton tornava-se ainda mais conhecido ao longo dos anos, não somente por sua maestra atuação como piloto, porém, também, sucedido de seus múltiplos discursos que se baseavam na superação, dedicação e gosto pela vitória, ideais pelos quais ele tocava sua vida pessoal e profissional. Ele disputou 11 temporadas na competição da Fórmula 1, foi tricampeão mundial nos anos de 1988, 1990 e 1991, era conhecido como “Magic Senna” (Senna mágico, em português), pois realizava corridas em que deixava a sua marca ao pilotar, um modo original e surpreendente.
Ademais, era uma celebridade dentro e fora da competição, assim como seu reconhecimento, ele era o herói brasileiro, grandemente aclamado e amado pela população brasileira. Todavia, um melancólico e comovente acidente aconteceu e chocou a todos no Brasil e no mundo. No dia 1 de maio de 1994, ocorreu o fatal acidente durante a corrida do Grande Prêmio de San Marino, na Itália, Senna perdeu o controle de seu carro da Williams durante uma curva que realizava, chocando-se bruscamente contra um muro de concreto, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu aos 43 anos de idade, entristecendo a todos que o admiravam.
Salienta-se o legado deixado por Ayrton, o qual permanece vivíssimo até hoje. Na busca por manter ainda mais viva esta herança, em outubro de 1994, sob gerenciamento da família Senna, foi criada a ONG brasileira, Instituto Ayrton Senna, com o objetivo de realizar o sonho do piloto de reduzir as desigualdades sociais amplamente assíduas no cenário brasileiro, auxiliando e proporcionando a obtenção de oportunidades ao desenvolvimento humano de crianças e jovens por intermédio do rico instrumento, a educação.
Na fundação são realizados diversos trabalhos em prol da educação, incluindo a formação pedagógica de educadores, gestão escolar, propostas para a melhoria do ensino educacional e instrumentos tecnológicos favoráveis à aprendizagem dos estudantes. Diante disto, o destaque da ONG na esfera internacional é enorme, o instituto passou a ser referência nacional e global no momento em que a pauta é a educação, sendo convidado a representar o Brasil em eventos mundiais, a exemplo do maior evento sobre educação no mundo, o SXSW-Edu, no qual foi convidado a participar, em 2018, como representante brasileiro. Assim, percebe-se a importância do Instituto na dinâmica da cooperação internacional não governamental.
Em relação a isto, na perspectiva do político britânico, Norman Angell, em A Grande Ilusão (1910), a paz entre os Estados derivaria da cooperação, o que traria vantagens concretas a todos, isto é, a atuação da ONG está relacionada à cooperação internacional, que é a promoção do desenvolvimento econômico, social, cultural e humanitário.
Na medida em que o instituto realiza a prestação de serviços coletivos à população, mediante a aplicação destes serviços nas unidades federativas nacionais e em outros Estados, o propósito do Instituto Ayrton Senna é alcançado, através da criação de formas que possibilitem o acesso à educação de crianças e jovens de baixa renda, alcançando resultados favoráveis ao público-alvo e a toda a rede que está conectada a ele, seja no campo nacional ou internacional. Logo, ter uma ONG brasileira, como o Instituto Ayrton Senna, deixa a memória e os ideais do piloto sempre presentes e contribui para que a realidade da educação para toda a população possa ser conquistada.
REFERÊNCIAS
ANDRADE, Gustavo. “Ayrton Senna: história, títulos, recordes, carreira e frases”, Esportelândia. 26 ago. 2019. Disponível em: Ayrton Senna: história, títulos, recordes, carreira e frases (esportelandia.com.br). Acesso em 16 de maio de 2022.
MACIEL, Tadeu Morato. “A mão invisível da Política Externa Brasileira: A Cooperação Técnica Internacional como ferramenta estratégica”. Orientador: Dr. Moisés da Silva Marques 2008. 229 f. TCC (Graduação) – Curso de Relações Internacionais, Faculdades Santa Marcelina, São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: 14087-Texto do Artigo-33918-1-10-20130319.pdf. Acesso em 16 de maio de 2022.
Uma coisa é certa, Ayrton jamais será esquecido.
O legado deixado por ele será eterno!❤️
CurtirCurtido por 1 pessoa