
Mikhail Alexander
3 semestre de Relações Internacionais
O conflito bélico que ocorreu em 1967 e que ficou também conhecido como terceira guerra Árabe-israelense, foi uma investida feita por tropas de Israel contra o Egito, Síria e a Jordânia. Marcado pela sua violência pelo curto período, precisamos entender melhor os motivos que levaram a Israel tomar tal atitude e o desenrolar desse cenário.
Com a criação do Estado de Israel na década de 1940, surgiu um novo movimento que defendia a fundação de um estado judeu na palestina, que no período, estava sob outro domínio. O movimento Sionista veio como resposta ao eventos da Alemanha nazista, que cometeu tantas atrocidades contra a população judaica. Esse movimento surgiu principalmente para combater os pensamentos antissemitas que cresciam pelo território Europeu. Com isso, em 29 de novembro de 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprova a divisão da palestina em dois Estados: um judeu e outro árabe. Em 14 de maio de 1948 fora anunciado a criação do Estado de Israel.
Após a criação de ambos os Estados, uma situação de extrema importância, particularmente para o Brasil, foi a divisão dos territórios que ficariam para ambos os Estados, pois a sessão que fez tal separação, foi deliberada pelo diplomata brasileiro Oswaldo Aranha (1894-1960). A partir disso, uma série de conflitos foram desencadeados por conta do jogo de interesses pelo domínio tanto político quanto cultural desses territórios. Com o aumento da influência dos pensamentos sionistas tanto no cenário nacional quanto no âmbito internacional; logo após a criação do Estado de Israel, como resposta a essa criação, os Estados árabes que estavam insatisfeitos com os rumos em que a situação estava se desenrolando na região, decidiram iniciar um conflito contra o novo Estado.
Entendido o início do conflito, chegamos ao momento da guerra que duraria seis longos dias. Mesmo estando em desvantagem, no final de tudo, Israel ainda saiu como vitoriosa dessa difícil batalha onde a mesma precisou lutar em três frentes. Com o apoio dos Estados Unidos, no final das contas, Israel conseguiu anexar novos territórios, que futuramente gerariam mais tensões. A principal consequência dessa guerra, foi que ao seu fim, inúmeros refugiados palestinos passaram a viver em territórios Israelenses e além disso, Israel anexou os territórios da Faixa de Gaza e Península do Sinai; Colinas de Golã e Cisjordânia.
O teórico neorrealista Kenneth Waltz em seu livro, O homem, o Estado e a guerra (1954), onde o mesmo fala sobre os motivos que levam a guerra, ele coloca nesse cenário três fatores que influenciam esses conflitos: a natureza e o comportamento humano; a organização interna dos Estados e o sistema de estados. Quando pegamos a segunda imagem na qual Waltz fala, “O Estado atormentado por conflitos internos pode então, em vez de esperar pelo ataque acidental, procurar a guerra que trará a paz interna” (2001, p.81), vemos que o conflito que gerou a guerra dos seis dias, nada mais foi que os conflitos internos que já vinham impactando aquele Estado de uma certa maneira, inevitavelmente levando a guerra.
Portanto, vemos que após o fim desse conflito, muitos foram os outros que ainda se desenrolaram, com outras duas guerras árabes. Além disso, novamente vemos a influência que os Estados Unidos possui para garantir seus interesses, já que a todo momento e até os dias atuais, os EUA apoiam fortemente a causa Israelense.
Referencias bibliográficas:
Resende, Carlos. O Homem, o Estado e a Guerra: uma análise teórica. SCIELO, Brasília, 1, 1, p. 1-3, agosto, 2008
BRASIL ESCOLA. Guerra dos seis dias e o poder Isralense. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/guerra-dos-seis-dias-poder-israelense.htm. Acessado em: 06/05/2022.
E-GUIA DO ESTUDANTE. Israel e Palestina: Entenda a Origem do Conflito . Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/israel-e-palestina-entenda-a-origem-do-conflito/. Acessado em: 06/05/2022.
TODA MATÉRIA. Guerra dos Seis Dias. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/guerra-dos-seis-dias/#:~:text=Causas%20da%20Guerra%20dos%20Seis%20Dias&text=A%20justificativa%20para%20o%20conflito,anivers%C3%A1rio%20da%20funda%C3%A7%C3%A3o%20de%20Israel.. Acessado em: 06/05/2022.