Personalidade Internacional: Emmanuel Macron.
Heitor Sena – Acadêmico do 3º semestre de Relações Internacionais da UNAMA.
Nascido em 21 de Dezembro de 1977 na cidade de Amiens, Emmanuel Macron é o atual presidente da França, cargo que ocupa desde 2017, quando sua plataforma centrista derrotou a candidata de extrema direita Marine Le Pen pela primeira vez. Desde então, a agenda reformista de Macron enfrentou uma série de desafios, que afetaram diretamente a reeleição do político.
Assim que sucedeu o ex-presidente François Hollande, Macron buscou se mostrar como um rejuvenescimento da política francesa. Nesse sentido, sua eleição simbolizou uma mudança importante no panorama eleitoral francês e, desde então, as tradicionais siglas do Partido Socialista e do Partido Republicano têm perdido espaço nas urnas.
Outrossim, Macron assumiu a França em meio ao conturbado processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE). Não obstante, o presidente francês abraçou o multilateralismo e buscou o diálogo com os outros Estados membros da UE, algo que já poderia ser visto quando discursou em Sorbonne, em 26 de setembro de 2017, onde apresentou um planejamento europeu recheado de propostas, demonstrando logo cedo o seu interesse em uma participação maior em assuntos europeus.
No âmbito econômico, o governo de Macron implementou reformas liberais, favorecendo empresários. Essas reformas causaram a erupção do movimento coletes amarelos em Novembro de 2018, que protestava contra o aumento no preço dos combustíveis, algo que afeta desproporcionalmente a parcela mais carente da sociedade. Nesta instância, a polícia francesa reprimiu os protestos com o uso da força, prendendo 100 manifestantes. O movimento persiste até hoje, mas ainda não conseguiu atrair os mesmos números do dia 17 de Novembro de 2018, quando 280000 protestaram por todo o país.
Em 2019, Macron criticou fortemente as queimadas na Amazônia, afirmando que o assunto deveria ser tratado na cúpula do G7. Esta postura gerou um atrito com os países da região, em especial com o Brasil, rendendo críticas do presidente Jair Bolsonaro.
Ademais, a pandemia de COVID-19 também foi um tema central em seu primeiro mandato. Em 2020, o governo de Macron anunciou um pacote de 100 bilhões de euros para relançar a economia francesa. A medida entrou em vigor junto de investimentos maiores em saúde, resultando em um bom desempenho tanto na recuperação econômica do país, quanto no combate à crise sanitária.
Além disso, a invasão da Rússia à Ucrânia foi condenada pelos franceses na ONU (Organização das Nações Unidas), que coordenaram sanções econômicas juntamente com a União Europeia contra os invasores. Em Abril de 2022, Macron convocou seus aliados para uma nova rodada de sanções, desta vez voltadas para o setor energético, tópico sensível para os europeus, que importam 45% de combustíveis fósseis da Rússia. A convocação ocorreu em reação ao massacre de Bucha, cometido por tropas russas.
Neste domingo, 24 de Abril de 2022, Macron venceu Marine Le Pen novamente nas eleições francesas, tornando-se o primeiro incumbente a ser reeleito na França desde Jacques Chirac. Com isso, permanecerá por mais 5 anos no palácio do Eliseu, onde deverá continuar buscando reformas liberais, juntamente com uma agenda cada vez mais participativa na União Europeia.
REFERÊNCIAS
KAUFFMAN, Sylvie. Five years on, Macron’s European partners are more aware of his achievements than his fellow citizens. LE MONDE, 20 abr 2022. Disponível em: https://www.lemonde.fr/en/opinion/article/2022/04/20/five-years-on-macron-s-european-partners-are-more-aware-of-his-achievements-than-his-fellow-citizens_5981079_23.html. Acesso em: 23 abr. 2022
SMITH, Saphora. Who are France’s ‘Yellow Jacket’ protesters and what do they want?. NBC, 27 nov. 2018. Disponível em: https://www.nbcnews.com/news/world/who-are-france-s-yellow-jacket-protesters-what-do-they-n940016. Acesso em: 23 abr. 2022
INMAN, Phillip. Lower inflation, better jobs … in France la vie est belle. THE GUARDIAN, 2 abr. 2022. Disponível em: https://www.theguardian.com/business/2022/apr/02/lower-inflation-better-jobs-in-france-la-vie-est-belle. Acesso em: 23 abr. 2022
G1. Macron vence Le Pen e garante novo mandato na França. G1, 24 abr. 2022. Disponível em:
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/04/24/macron-vence-le-pen-e-garante-novo-mandato-na-franca-apontam-projecoes.ghtml. Acesso em: 24 abr. 2022
ALJAZEERA. Macron calls for ban on Russian oil and coal after Bucha killings. ALJAZEERA, 4 abr. 2022. Disponível em: https://www.aljazeera.com/news/2022/4/4/macron-calls-for-ban-on-russian-oil-and-coal-after-bucha-killings. Acesso em: 23 abr. 2022