Rafaela Vale – Acadêmica do 5º semestre de Relações Internacionais da UNAMA.

A Promessa (2016)

Direção: Terry George

IMDb: https://www.imdb.com/title/tt4776998/

Tópicos abordados: Genocídio armênio.

Ao longo da primeira metade do século XX, o grande Império Otomano enfrentava seu declínio diante do avanço dos adventos da Primeira Guerra Mundial. O período também foi marcado por uma das maiores tragédias genocidas da história, a chacina em massa direcionada ao povo armênio que habitava o território hoje conhecido como Turquia.

A Promessa, filme de 2016, se caracteriza como um romance histórico ambientado em 1914. Na trama, Mikael Boghosian (Oscar Isaac), um jovem armênio atuante em serviços medicinais em sua aldeia viaja para a capital do Império Otomano, Constantinopla, para cursar a medicina em uma universidade renomada, utilizando as economias obtidas por um dote um casamento planejado com uma aldeã.

Passando a conviver com a família de seu tio abastado, um rico comerciante do Grand Bazaar, Mikael conhece a talentosa professora Ana Khesarian (Charlotte Le Bon), também de raízes armênias, por quem se apaixona imediatamente. Mesmo que retribua os sentimentos de Mikael, Ana se encontra em um relacionamento com o jornalista americano Chris Myers (Christian Bale).

Myers inicia uma investigação independente sobre o que está sendo colocado em prática nos arredores de Constantinopla, instigado pela presença de oficiais alemães na região, além de observar uma crescente onda de nacionalismo por parte da sociedade turca, que passa a se voltar contra indivíduos de origem armênia. As consequências deste preconceito trazem a segregação e o massacre do povo armênio, o que afeta diretamente o casal protagonista quando Mikael é enviado ao campo de trabalhos forçados.

Cartas de Iwo Jima (2006)

Direção: Clint Eastwood

IMDb: https://www.imdb.com/title/tt0498380/

Tópicos abordados: Segunda Guerra Mundial.

O período de embate entre o Império do Japão e Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial levou o exército japonês a se prevenir contra possíveis ataques vindos da nação ocidental. A pacata ilha de Iwo Jima se tornou um dos pontos estratégicos mais importantes do país.

Com o avanço tecnológico dos Estados Unidos e a ausência de um apoio aéreo fortificado do Japão, é necessária a alteração dos métodos tradicionais de defesa japoneses, abandonando trincheiras e partindo para fortificações subterrâneas.

Cartas de Iwo Jima é a continuação de A Conquista da Honra (2006), filme do mesmo diretor, Clint Eastwood, que aborda o ponto de vista estadunidense sobre a batalha. A sequência que narra a operação da tropa japonesa conta com cenas de retorno ao passado dos soldados apresentados, para remontar suas respectivas histórias antes da participação nesta batalha perdida, além de mostrar friamente o cenário de escassez e degradação presente na guerra.

Cartas de Iwo Jima concorreu a cinco categorias do Oscar 2007, sendo essas as de Melhor Filme, Diretor, Fotografia e Roteiro Original, vencendo a estatueta em Melhor Edição de Som.