Rafaela Vale – Acadêmica do 5º semestre de Relações Internacionais da UNAMA.

Malala (2015)

Direção: Davis Guggenheim

IMDb: https://www.imdb.com/title/tt3065132/

Tópicos abordados: Personalidades.

Malala Yousafzai, uma jovem paquistanesa, tornou-se uma importante figura global após sofrer um atentado no ano de 2012, que quase ceifara sua vida. Aos 15 anos, Malala havia se tornado alvo do grupo Talibã, que na época dominava a região por meio da instauração de medo e violência, assassinando e expondo à público aqueles que eram considerados infiéis as ideologias do grupo liderado por Mullah Fazlullah.

Os Yousafzai, como uma família proprietária de uma pequena escola na vila localizada no Vale de Swat, sempre buscaram priorizar a educação e a verdade, portanto, não hesitaram em ajudar a expor a situação de horror em que estavam vivendo sob o regime Talibã.

Sob o pseudônimo de Gul Makai, Malala passou a expor informações sigilosamente para a mídia internacional. Com o tempo, a exposição de sua identidade foi inevitável, o que deixou a jovem desprotegida para o desastre que viria futuramente, quando tentou enfrentar as barreiras impostas pelo grupo extremista ao acesso feminino à educação.

O documentário de 2015, cujo título original é He Named Me Malala, é baseado no livro biográfico da ativista e acrescenta depoimentos do restante da família Yousafzai, como Ziauddin Yousafzai, pai de Malala e principal figura inspiradora para a jovem.

A família relata a vivência no ambiente pacífico na região do Vale do Swat antes do regime Talibã, os principais momentos durante aquele período e também a adaptação à nova realidade no Reino Unido, com a ascensão de Malala como figura inspiradora para milhões de pessoas e especialmente para mulheres, atuando em projetos voltados para este público ao tempo em que se recupera aos poucos das sequelas do passado.

I Am Greta (2020)

Direção: Nathan Grossman

IMDb: https://www.imdb.com/title/tt10394738/

Tópicos abordados: Personalidades. Meio Ambiente.

Surgindo como uma nova figura ativista em prol da justiça climática, Greta Thunberg causou uma grande movimentação de jovens em Estocolmo quando iniciou uma onda de greves em forma de protesto pela degradação ambiental.

Nascida em uma família de altos hábitos de consumo, Greta iniciou sua revolução alterando esses costumes familiares à medida que passou a obter informações e a se preocupar sobre o futuro do planeta se hábitos da humanidade não forem alterados.

Segundo a sueca, a questão ambiental se trata da política mais urgente da atualidade, pois, se certas práticas forem mantidas a longo prazo, não há nada que as gerações futuras possam fazer para reverter os danos.

Os bastidores do movimento levantado por Greta Thunberg são mostrados no documentário I Am Greta, que apresenta as visitas de Greta à convenções climáticas e a líderes globais para discutir acerca do tema ambiental, expor suas preocupações quanto ao ponto crítico em que a situação climática está alcançando e exigir ações das grandes potências.