Rafaela Vale – Acadêmica do 5º semestre de Relações Internacionais da UNAMA.
Evita (1996)

Direção: Alan Parker
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt0116250/
Tópicos abordados: Personalidades.
Nascida María Eva Duarte, a atriz que viria a se tornar primeira-dama da Argentina, possuía origem humilde e carregava o fardo de nunca ter sido reconhecida oficialmente por seu pai biológico, não obtendo o direito de homenageá-lo apropriadamente durante o funeral.
O filme lançado em 1996 apresenta um formato de musical, que explora desde a juventude da protagonista – interpretada pela cantora Madonna – até o auge do envolvimento da jovem com movimentos políticos devido a seu relacionamento com o até então coronel Juan Perón (Jonathan Pryce), futuro presidente do país.
A figura de Evita, como ficou carinhosamente conhecida a adorada primeira-dama, ficaria marcada eternamente na história da nação Argentina como uma filantropa que se aliou ao povo para combater principalmente a dominação das oligarquias e fortalecer os sindicatos.
Duas Catalunhas (2018)

Direção: Álvaro Longoria. Gerardo Olivares.
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt8893608/
Tópicos abordados: Movimentos separatistas.
O documentário do ano de 2018 aborda a complexidade em âmbitos políticos, econômicos e sociais presentes na região da Catalunha, comunidade autônoma localizada em território Espanhol.
Há uma comparação entre posicionamentos favoráveis e desfavoráveis quanto à independência efetiva da região, que em 2017 apresentou um plebiscito para a tentativa de solucionar democraticamente a questão separatista.
Também é relatado o quanto a tensão política entre a região da Catalunha e o restante da Espanha refletem em questões identitárias na sociedade, como na rivalidade presente cultura do futebol e na diferença da educação infantil, onde há discussões acerca do ensino para crianças catalãs sendo ministrado na língua local.
Personalidades políticas da região como Carles Puigdemont, presidente da Catalunha em 2017 e a parlamentar Inés Arrimadas estão presentes no documentário, apresentando visões de seus respectivos partidos.