Vinicius Pontes – Acadêmico do 4º semestre de Relações Internacionais

Ficha Técnica

Direção:Alex Graves, David Nutter,Alan Taylor,Daniel Minahan,Michelle MacLaren, Mark Mylod, Jeremy Podeswa, Alik Sakharov,Miguel Sapochnik,Neil Marshall,Jack Bender, David Petrarca,Daniel Sackheim ,Michael Slovis, Matt Shakman,David Benioff e D. B. Weiss.

Produção:David Benioff e D. B. Weiss.

Distribuidoras: HBO.

Ano: 2011

Game of Thrones é uma série de televisão baseada no universo da série de livros “As Crônicas de Gelo e Fogo”, do autor George R.R Martin. Além de ter tido um dos maiores orçamentos da história das séries, ela contou com um elenco grande e diversificado, com nomes como: Peter Dinklage, Lena Headey,Michelle Fairley, Emilia Clarke, Iain Glen,  Nikolaj Coster-Waldau,Richard Madden e muitos outros.

A série se passa em dois continentes fictícios, Westeros e Essos, acompanhando o cotidiano das principais famílias dos sete reinos. Mostrando as principais intrigas, conflitos armados e problemas diplomáticos que tais famílias estão envolvidas e como estas questões se afetam direta e indiretamente.

A série se inicia quando Jon Arryn, o principal conselheiro do Rei de Westeros,Robert Baratheon, vem a óbito por conta de uma febre. Fazendo com que o Rei tivesse que convocar o Lorde Ned Stark de Winterfell – seu amigo mais antigo e confiável – para ocupar o cargo. 

Inicialmente, o lorde de Winterfell planeja recusar a oferta, entretanto, sua esposa Catelyn Stark recebe uma carta de sua irmã com sérios indícios de que a morte de Jon Arryn foi planejada pela família Lannister, a família da Rainha. Desta forma, Ned se vê obrigado a aceitar o cargo, a fim de descobrir mais acerca das conspirações dos Lannisters enquanto ajuda o Rei a governar os sete reinos.

Por conta da quantidade de eventos relacionados a política, geopolítica e conflitos,a série se mostra recheadíssima de conteúdos que podem facilmente ser relacionados com as Relações Internacionais(RI).

Por exemplo, é possível perceber que a postura do personagem Tywin Lannister para com suas propriedades, recursos escassos e os próprios filhos pode ser facilmente relacionado com  a obra “O Príncipe” de Maquiavel, considerado um dos principais precursores do Realismo nas RI. Segundo o autor, por conta da natureza desordenada dos Estados, para que um governante possa não só alcançar o poder mas mantê-lo, ele deve fazer tudo que estiver ao seu alcance por meio do bom uso dos seus recursos; mesmo que tais ações não sejam consideradas morais (MAQUIAVEL,1998).

Em suma, Game of Thrones é uma das séries mais bem embasadas dos últimos anos. Sendo essencial para aqueles que são entusiastas de questões políticas, geopolíticas e diplomáticas.

Referências:

SARFATI, Gilberto. Teoria das Relações Internacionais. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.

MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Tradução de Antonio Caruccio-Caporale. Porto Alegre: L&PM Pocket 1998.

Game of Thrones e Relações Internacionais | Em Dupla Com Consulta.Youtube, publicado no dia 08/11/2018. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=KlbkFjs_Jq8>. Acesso em: 20/02/2022.

BATISTA, Manuela.  Me indica uma série: Game of Thrones e as Relações Internacionais.Internacionalize-se. Curitiba, 06/05/2019.