
Brenna Dias (acadêmica do 3º semestre de RI da UNAMA)
Zuleika de Souza Netto (1921-1976), foi uma estilista brasileira conhecida internacionalmente por suas criações, além de ter exercido um importante papel durante a ditadura militar brasileira.
Zuleika nasceu em Curvelo, em Minas Gerais, e foi criada em Belo Horizonte onde desde sua infância já mostrava aptidão por costura, e mais tarde conheceu Norman Angel Jones, seu marido com quem teve três filhos; Stuart, Hildegard e Ana Cristina. Zuzu Angel perdeu seu primogênito, Stuart, devido a brutalidade e repressão da ditadura, e assim iniciou uma série de ações de viés político, a fim de chamar atenção internacional para as barbaridades cometidas no território brasileiro.
Zuzu confeccionava roupas para a elite militar daquela época, o que a deixou ligada diretamente a elite, porém no ano de 1971 Angel mudou completamente seu posicionamento político e o viés de suas criações.
Em 14 de maio de 1971, Stuart Angel Jones foi preso pelo Centro de Informações da Aeronáutica (CISA), no Rio de Janeiro por ser militante no Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), e logo após foi levado para a Base Aérea do Galeão onde foi torturado e morto.
No mesmo ano com a finalidade de chamar atenção e buscar justiça pelo seu filho desaparecido e para brutalidade da ditadura, Zuzu organizou um desfile-protesto, em 1971, em Nova York, da sua coleção intitulada “International Dateline Collection III – Holiday and Resort” o que causou choque aos que já conheciam as coleções da estilista.
“Os anjos enclausurados e ensanguentados tomaram conta das roupas desfiladas na passarela, assim como os bordados de coloridos pássaros agora seriam expostos como pássaros negros. A constante alegria das vestimentas criadas por Zuzu Angel deu espaço para o luto.”(MEDEIROS, 2020, p. 357)
Após várias tentativas de chamar a atenção de autoridades com a intenção de encontrar alguma pista que levaria ao paradeiro do corpo de seu filho, no ano de 1975, um ex-oficial da aeronáutica estava disposto a confessar e depor contra a ditadura, a condição proposta era que com essa confissão conseguisse atingir e punir os culpados. Pensando nisso, Zuzu que neste período já possuía uma grande notoriedade no ramo da moda, estava disposta a chamar atenção das autoridades norte-americanas, já que seu filho também era norte-americano.
Zuzu primeiramente entrou em contato com o Secretário de Estado Norte-Americano Henry Kissinger, e, depois, tentou enviar o dossiê completo para a Anistia Internacional contando sobre o desaparecimento e ocultação do corpo de seu filho. Essa ação não só chamou atenção do governo Norte-americano, mas também do governo brasileiro.
Em 14 de abril de 1976, Zuzu Angel teve sua morte dada pela ditadura como um acidente automobilístico no Rio de Janeiro. Porém em 1988 a Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos julgou o caso e reconheceu que o regime militar foi o responsável pela morte da estilista.
Zuzu Angel deixou um legado incontestável visto que até a atualidade a moda se tornou também um movimento de cunho político, além de nunca desistir de buscar justiça pelo seu filho e por tantas outras pessoas mortas no período da ditadura militar no Brasil.
REFERENCIAS;
CALEGARI, Lizandro Carlos. Cinema e resistência: A ditadura militar brasileira em Zuzu Angel. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), [S. l.], p. 115-129, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2678. Acesso em: 20 fev. 2022.
MEDEIROS, Rodrigo R. S, Manifesto de Tecido: A moda de Zuzu Angel e a ditadura civil-militar. Revista Discente Ofícios de Clio, [S. l.], p. 348-366, jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO/article/view/19033/13130. Acesso em: 20 fev. 2022.
ZUZU Angel. [S. l.]: Memorias da ditadura. Disponível em: https://memoriasdaditadura.org.br/biografias-da-resistencia/zuzu-angel/. Acesso em: 20 fev. 2022.
ZUZU Angel: Quem são essa mulher?. In: Zuzu Angel: Quem são essa mulher?. [S. l.], 2016. Disponível em: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/zuzu-angel/quem-sao-essa-mulher/. Acesso em: 20 fev. 2022.