Rafaela Vale – Acadêmica do 4º semestre de Relações Internacionais da UNAMA.
Donbass (2018)

Direção: Sergey Loznitsa
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt8282042/
Tópicos abordados: Conflitos separatistas.
Participante do Festival de Cannes de 2018, a produção ucraniana explora satiricamente os acontecimentos da guerra civil no leste do país, precisamente na região de Donbass cuja dominação por grupos separatistas a definiu como República Popular de Donetsk – um espaço ainda não reconhecido oficialmente como território autônomo.
Em meio a diversos núcleos e diferentes tramas, são mostradas as facetas de uma sociedade que sobrevive com a devastação causada pelo conflito, em meio a risco constante de bombardeios, exposição a gangues dispostas a tirar proveito da situação caótica instaurada e ao descaso de autoridades governamentais.
A Batalha de Argel (1966)

Direção: Gillo Pontecorvo
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt0058946/
Tópicos abordados: Movimentos de Independência.
O filme A Batalha de Argel é um drama de guerra que se une ao formato de documentário e apresenta o contexto do conflito anticolonialista entre França e o território da Argélia, até então colônia do país europeu, que buscava a independência como um Estado que seguiria de acordo com a religião predominante da população, o Islamismo.
O processo pela autonomia argelina estava sendo liderado pelo movimento Frente de Libertação Nacional, que estava sob a direção de Ali Ammar (Brahim Haggiag), conhecido como Ali la Pointe, um revolucionário que se tornou o principal alvo das autoridades.
O documentário também demonstra os acontecimentos de 1956, ano em que uma onda de atentados inicia na Argélia, levando ao isolamento dos bairros árabes por policiais majoritariamente franceses, que logo passam a ser assassinados.
Logo, a destruição de uma grande parte da região árabe da cidade vem como retaliação das autoridades francesas, que levanta uma revolta ainda maior da população argelina, cuja esperança se volta ao apoio à Frente de Libertação Nacional.
Mera Coincidência (1997)

Direção: Barry Levinson
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt0120885/
Tópicos abordados: Mídias.
Em meio a corrida presidencial dos Estados Unidos da América uma denúncia de abuso sexual de uma menor de idade é feita ao então presidente, interpretado por Michael Belson.
Para camuflar o escândalo, com o objetivo de não causar efeitos negativos na eleição, a equipe de apoio midiático do presidente decide realizar a divulgação da participação estadunidense em uma guerra fictícia na Albânia.
Para isso, o produtor de cinema Stanley Motss (Dustin Hoffman) é contratado para produzir o falso cenário de guerra para efeitos publicitários.
O filme de humor de 1997 satiriza o papel da mídia em escândalos e as consequências de notícias falsas em decisões políticas.