Maria Bethânia Galvão (acadêmica do 4º semestre de RI da UNAMA)

Keity Silva de Oliveira (acadêmica do 2º semestre de RI da UNAMA)

O quadro Amazônia em Foco do site Internacional da Amazônia foi criado no ano de 2020, com o objetivo de abordar as pautas no que tangem às discussões acerca da Amazônia, contextualizando os avanços e as problemáticas presentes, mantendo um viés de preservação da floresta e empoderamento das comunidades tradicionais, de forma a contribuir pela luta contra a expansão do desmatamento. Bem como, se parte da ideia de que o espaço acadêmico deve contribuir fortemente para a ampliação da visão crítica da realidade, em razão disso, as acadêmicas de Relações Internacionais localizadas na região amazônica devem amparar a elaboração de um novo pensar sobre a Amazônia. Nessa perspectiva, o quadro presente foi idealizado com o intuito de fomentar essa protagonização dos acadêmicos de RI, tendo a Amazônia como um verdadeiro laboratório de conhecimento para além do viés de exploração mercadológica.

A região amazônica constitui um espaço de vivências diversas e perspectivas amplas, assim como consta a presença de atividades dentro do território que correspondem aos interesses dos diversos grupos presentes, tendo em vista a posição geopolítica do território, nesse sentido a Amazônia representa um território estratégico para múltiplos atores no âmbito nacional e internacional. Sobre essa perspectiva, na estratégia governamental interferem os interesses e confrontos dos atores sociais privados e públicos, expresso em sua territorialidade (BECKER, 1994, p. 19), é por essa razão que o estudo da Amazônia quanto bioma e quanto território geopolítico é de suma importância para compreender as perspectivas dos atores envolvidos em seus objetivos, assim como o estudo aprofundado da Amazônia permite desconstruir falsas ideias, com o intuito de construir uma ideologia inclusiva e preservacionista frente à expansão capitalista predatória, considerando que o modo de produção imposto pela economia capitalista determina, em grande parte, os estilos de desenvolvimento nacionais e estratégias regionais (BECKER, 1994, p. 11).

Dentro desta perspectiva, o quadro Amazônia em Foco se constitui como um importante meio para a difusão científica e agregação de conhecimento com temas e indicações de pesquisas que giram em torno da Amazônia e das populações amazônidas. Nesse sentido, o quadro busca pesquisar, disseminar e entender as diferentes dinâmicas de processos humanos e ambientais que permeiam a Amazônia como um todo e de que forma, essas dinâmicas impactam e implicam diariamente na vida das pessoas, principalmente de comunidades tradicionais e locais, que estão no centro de todas essas transformações. Logo, através de diálogos acadêmicos com autores e pesquisadores do ramo e indicações de grupos de estudo e pesquisa que abarcam as temáticas propostas, ressalta-se a relevância e destaque do quadro como uma ferramenta para a produção de conteúdos relacionados a Amazônia.

Ademais, ao se ter a Amazônia como um território geopolítico no país, é retratado um aspecto determinante dentro dessa discussão: a questão da soberania nacional da região. Nelson Ribeiro, em seu livro “A questão geopolítica da Amazônia: da soberania difusa à soberania restrita” (2006), apresenta uma enorme contribuição para a compreensão da Amazônia e seu lugar no contexto geopolítico regional e mundial, trazendo as fragilidades e oportunidades da região no atual contexto da globalização.

Diante disso, Ribeiro arquiteta e faz o delineamento desta obra, a partir de uma extensa narrativa histórica, desde os primórdios da colonização até os fluxos de redes globais que permeiam a Amazônia na contemporaneidade, onde ressalta o grau de importância e emergência da defesa da soberania nacional da região para o resguardo dos bens ambientais, seja no plano nacional ou internacional. Nesse viés, com a ideia defendida pelo professor, é importante destacar que em meio as diferentes problemáticas que se apresentam na Amazônia, por meio de atores que fazem parte de um movimento contínuo de apropriação de bens públicos e ambientais, territórios e saberes, defender a soberania nacional desse bioma é necessário para que a sua própria existência não seja ameaçada, assim como assegurar uma sustentabilidade ecológica com sua preservação e garantir a sobrevivência de milhares de povos que existem na região.

Portanto, o quadro Amazônia em Foco se faz presente como uma importante ferramenta na produção e pesquisa de conhecimento científico, com temáticas que compõem uma narrativa de emergência em torno da região amazônica, sendo essa, sua sobrevivência em meio aos desafios estruturais que persistem e que se projetam diante os interesses econômicos e predatórios pelo território, fomentando assim, as crescentes problemáticas dentro da região. Dessa forma, conhecer, entender e pesquisar sobre a realidade da Amazônia é poder questionar o porquê desses desafios ainda acontecerem e de que forma os movimentos sociais e a participação coletiva da população amazônida pode se estruturar em prol de transformações necessárias e significativas para a manutenção e conservação desse bioma tão importante para o Brasil e para o mundo.

Em vista disso, procura-se ressaltar os artigos acadêmicos feitos para o quadro, que podem ser encontrados no Site Internacional da Amazônia, pelo link:

< https://internacionaldaamazonia.com/category/amazonia-em-foco/ >

Por seguinte, evidencia-se o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea), da Universidade Federal do Pará (UFPA) já mencionado anteriormente no Amazônia em Foco e que é referência na Amazônia no ensino em nível de pós-graduação em desenvolvimento regional sustentável. Seus principais objetivos são a identificação, a descrição, a análise, a interpretação e o auxílio na solução de problemas regionais amazônicos e a difusão de informações dentro da realidade amazônica, desenvolvendo e priorizando a interação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Para mais informações, acesse:

Site Oficial do NAEA: < http://www.naea.ufpa.br/ >

Instagram do NAEA: < https://www.instagram.com/naea.ufpa/ >

Por fim, destaca-se os trabalhos feitos pelo Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente (GRUPEMA), institucionalizado na Universidade do Estado do Pará (UEPA) é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e certificado pelo CNPq. Seu principal objetivo é realizar estudos e pesquisas que focalizem processos educativos no campo socioambiental para a construção e articulação com saberes, representações, práticas culturais e educativas de grupos locais, conformadas em experiências do cotidiano social.

Para mais informações, acesse:

Facebook do GRUPEMA: < https://pt-br.facebook.com/uepagrupema/ >

Instagram do GRUPEMA: < https://www.instagram.com/ggrupema/ >

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

RIBEIRO, Nelson de Figueiredo. A questão geopolítica da Amazônia: da soberania difusa à soberania restrita. Belém: EDUFPA, 2006. Acesso em: 27 de dezembro de 2021.

BECKER, Bertha K. Amazônia. Editora Ática: 3º ed, São Paulo, 1994.