Política
“As Ukraine tensions mount, Putin says Russia has ‘every right’ to ‘react harshly to unfriendly steps’”
À medida que aumentam as tensões na Ucrânia, Putin diz que a Rússia tem ‘todo o direito’ de ‘reagir duramente a medidas hostis’ – Tradução livre
O presidente russo, Vladimir Putin, disse que seu país tem “todo o direito” de “reagir duramente a medidas hostis”, enquanto os EUA e a Otan continuam pressionando Moscou por causa de sua agressão à Ucrânia.
Saiba mais em: https://edition.cnn.com/2021/12/21/europe/russia-europe-us-nato-ukraine-intl/index.html
“Triunfo de Gabriel Boric da la vuelta al mundo: medios extranjeros destacan juventud del Presidente electo que ‘impulsa una nueva izquierda en América Latina’”
O triunfo de Gabriel Boric dá a volta ao mundo: meios de comunicação estrangeiros destacam a juventude do presidente eleito que ‘promove uma nova esquerda na América Latina’ – Tradução livre
Destacando a idade do parlamentar, prestes a completar 36 anos, e aludindo ao papel que terá na política internacional, a imprensa mundial abordou a consagração da ampla frente como Presidente eleito do Chile, após vencer o segundo turno contra o “ultra-direitista” José Antonio Kast.
“Bolsonaro repete Queiroga e alega que ainda não morreram crianças suficientes para ‘justificar’ vacinação”
O presidente Jair Bolsonaro (PL) repetiu na tarde desta sexta-feira 24 uma afirmação feita pelo ministro da Saúde Marcelo Queiroga de que ainda não teriam morrido crianças em número suficiente para ‘justificar’ o início da vacinação da faixa etária entre 5 e 11 anos de idade.
Economia
“Omicron uncertainty prompts WEF to delay Davos summit to mid-2022”
A incerteza da Omicron leva o WEF (Fórum Econômico Mundial) a atrasar a cúpula de Davos para meados de 2022 – Tradução livre
O Fórum Econômico Mundial (WEF) adiou na segunda-feira (20) sua reunião anual em Davos devido à disseminação da variante do coronavírus Omicron, adiando o evento programado para janeiro até meados de 2022.
Saiba mais em: https://www.reuters.com/business/world-economic-forum-defers-davos-meeting-amid-pandemic-2021-12-20/
“Brexit: One year on, the economic impact is starting to show”
Brexit: Um ano depois, o impacto econômico está começando a aparecer – Tradução livre
Os empresários com quem falei têm praticamente a mesma reflexão sobre diferentes aspectos da realidade de um ano de comércio fora do Mercado Único e da União Aduaneira. É claramente um desafio: “Frustrante. Assustador. Grande queda nas vendas”.
Saiba mais em: https://www.bbc.com/news/business-59761292
Resistência Popular
“Intergenerational dialogue, education and work at heart of Pope’s Peace Day message”
Diálogo intergeracional, educação e trabalho no centro da mensagem do Papa para o Dia da Paz- Tradução livre
Em sua mensagem anual para o Dia Mundial da Paz da Igreja Católica, o Papa Francisco apela a todos os homens e mulheres de boa vontade, aos líderes governamentais e aos tomadores de decisão a caminharem juntos com coragem e criatividade no caminho do diálogo intergeracional, da educação e trabalhos.
Saiba mais em: https://www.vaticannews.va/en/pope/news/2021-12/pope-francis-world-day-peace-message-dialogue-education-work.html
“In Brazil’s Amazon, Christmas comes by boat”
Na Amazônia brasileira, o Natal vem de barco – Tradução livre
Nas remotas comunidades ribeirinhas da periferia da maior cidade da Amazônia, o Natal veio de barco este ano.
Saiba mais em: https://www.tribuneindia.com/news/schools/in-brazils-amazon-christmas-comes-by-boat-354005