Rafaela Vale – Acadêmica do 4º semestre de Relações Internacionais da UNAMA.
Feliz Natal (2005)

Direção: Christian Carion
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt0424205/
Tópicos abordados: Primeira Guerra Mundial.
Durante os preparativos para o natal de 1914, o desenrolar da Primeira Guerra Mundial ainda mantém a hostilidade concentrada no embate entre as três principais potências europeias da época, Inglaterra, Alemanha e França.
A guerra das trincheiras parece encontrar uma trégua na véspera de natal, quando os soldados iniciam a recitar famosas cantigas natalinas, que não encontram barreiras linguísticas e emocionam os inimigos, causando uma comoção que interrompe extraoficialmente a Guerra durante as comemorações.
Cenas emocionantes como a missa conjunta realizada em latim e o histórico jogo de futebol realizado pelas tropas dos diferentes países renderam ao drama de guerra Joyeux Noël a indicação ao Oscar 2006 na categoria Melhor Filme Estrangeiro, representando a França.
Uma Noite Silenciosa (2002)

Direção: Rodney Gibbons
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt0338434/
Tópicos abordados: Segunda Guerra Mundial.
Elizabeth (Linda Hamilton) e Fritz Vincken (Matthew Harbor) são mãe e filho que, devido a discordância de Elizabeth em seguir a ideologia de Adolf Hitler, são diferenciados do restante da sociedade alemã no período da Segunda Guerra Mundial, embora Fritz, por tratar-se de uma criança, seja facilmente influenciável ao observar os amigos de idades similares sendo recrutados pela Juventude Hitlerista, o que desperta no garoto a vontade de também se tornar um soldado.
A véspera de natal de uma família alemã é interrompida pela invasão de soldados norte-americanos, que fazem ambos de refém e utilizam a casa como ponto para tratar um soldado ferido. Em seguida, a casa acaba se tornando abrigo de nazistas.
Seguindo as regras impostas por Elizabeth, o lar dos Vincken se torna um território neutro para a convivência de americanos e alemães durante o natal.