Yasmin Garcia – Acadêmica do 4º semestre de Relações Internacionais.

Ficha Técnica
Direção: Martin Wood.
Produção: Eric Jarboe.
Distribuição: Netflix Studios.
Elenco Principal: Kat Graham, Alexander Ludwig, Virginia Madsen.

Lançado em 2020, Missão Presente de Natal é uma obra natalina original da Netflix, dirigida por Martin Wood – conhecido por Virgin River, série também disponível no streaming.
O filme conta a história de Erica (Kat Graham), assistente de uma deputada que vem buscando cortar gastos públicos. Ao descobrir que uma base americana do outro lado do mundo, que supostamente gasta dinheiro “em vão”, a protagonista embarca para procurar motivos para fechá-la.
No entanto, ao chegar lá, ela conhece o carismático capitão Andrews, que está disposto a fazer de tudo para manter o projeto de pé, e tentar fazer com que a burocrata a enxergar o mundo com outros olhos.
Apesar de ser uma comédia romântica natalina, o longa narra a história de um projeto real: Operation Christmas Drop.
Essa missão foi criada em 1952 pelo Departamento de Defesa, quando uma tripulação do B-29 Superfortress lançou um pacote de suprimentos preso a um paraquedas para ilhéus de Kapingamarangi. Hoje, as operações de lançamento aéreo incluem mais de 50 ilhas por todo o Pacífico. (S.I., 2020)
O projeto da Pacific Air Forces (PACAF) já conta com países como Japão, Guam, além dos Estados Unidos, através de parcerias feitas entre as Forças Aéreas respectivas de cada território, bem como universidades e instituições privadas já existentes desse projeto.
Retomando à obra cinematográfica, é imprescindível falar do caráter hollywoodiano do mesmo, como a maioria dos filmes produzidos lá. O caráter tipicamente patriota dos personagens principais entregam alguns clichês já utilizados antes.
É notório o patriotismo exacerbado da peça, que seria explicado por Michel Foucault como parte das práticas discursivas: o modo da sociedade de ressaltar os discursos dominantes, expressando o domínio da ideia sobre a população (BRAGANÇA, S.I).
A exemplo disso, os militares estadunidenses presentes nesse programa são retratados como herois na película, demonstrando, sob uma perspectiva idealista, que o bem sempre vence no final, haja vista que a “missão” consegue ser salva.
É uma ótima opção de filme para assistir durante os feriados de fim de ano, além de apresentar um pouco de histórias reais que comovem o telespectador.

REFERÊNCIAS

[S.I.] ABOUT OPERATION CHRISTMAS DROP. Andersen Air Force Base: 2020. Disponível em https://www.andersen.af.mil/ocd/

BRAGANÇA, Daniel Avellar. A Teoria Pós-moderna Das Relaçõesinternacionais: Uma Discussão. UFSC: São Paulo, [S.I].

BRAZ, Rafael. “Missão Presente de Natal”: filme natalino da Netflix é acolhedor. A Gazeta: 2020. Disponível em https://www.agazeta.com.br/colunas/rafael-braz/missao-presente-de-natal-filme-natalino-da-netflix-e-acolhedor-1120