Rafaela Vale – Acadêmica do 4º semestre de Relações Internacionais da UNAMA.

Contágio (2011)

Direção: Steven Soderbergh

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt1598778/

Tópicos abordados: Epidemias. Organizações Internacionais.

O surgimento de um vírus desconhecido desperta a Organização Mundial da Saúde e outras organizações para realizar o mapeamento de contágio e pesquisas acerca do vírus MEV-1 para a fabricação de vacinas.

A propagação do germe inicia um caos global, um cenário pandêmico alarmante, que também envolve outros núcleos da trama. Mitch Eimhoff (Matt Damon), interpreta um homem cuja família acaba por ser afetada profundamente pela ação do vírus, levando a perder alguns integrantes, porém, Mitch aparenta ser imune ao contágio.

Outro personagem em destaque é blogueiro Alan Krumwiede (Jude Law), o qual propaga notícias falsas por meio de veículos de mídia, mas acaba por tornar a situação ainda mais caótica e afeta os verdadeiros métodos científicos ao popularizar o uso de placebos e iniciar um movimento negacionista baseado em teorias conspiracionistas.

Contágio, lançado em 2011, possui um roteiro atemporal e realista, apresentando acontecimentos que podem ser comparados às dinâmicas globais e sociais durante a pandemia da COVID-19.

A Sombra de Stalin (2019)

Direção: Agnieszka Holland

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt6828390/

Tópicos abordados: Mídia internacional.

Consultor de Relações Internacionais, o galês Gareth Jones (James Northon) apresenta um entusiasmo ao escrever sobre polêmicas, como a suposta entrevista com Adolf Hitler que realizara pessoalmente.

Mesmo após a demissão do trabalho, Jones não desanima para conseguir uma entrevista com Josef Stalin, para tentar desvendar a fonte de financiamento russo para guerra, visto que há uma grande crise econômica afetando o país.

Conforme adentra as investigações, o protagonista descobre um plano soviético para camuflar a realidade das fazendas coletivas, que apresentam a extrema exploração do trabalho e a população faminta.