Yasmin Garcia – Acadêmica do 4º semestre de Relações Internacionais.

Lançado em 2013, Truque de Mestre estrela nomes como Mark Ruffalo e Norman Freeman. O filme arrecadou mais de US$ 351 milhões em seis semanas de sua estreia. (ADOROCINEMA, 2013)
O longa narra a história de quatro ilusionistas distintos, que são convocados por um remetente misterioso, e, um ano depois, ficam conhecidos como os Quatro Cavaleiros, patrocinados por Arthur Tessler e anfitriões de shows de mágica.
Após um assalto ao Banco Republicano de Paris realizado por eles, o agente do FBI, Dylan Rhodes, tenta enquadrá-los para descobrir como fora possível tal feito.
Além disso, outros personagens são importantes na história, como Thaddeus Bradley, um ex-mágico que ganha dinheiro desmascarando e revelando os segredos por trás dos truques; e Alma Dray, uma agente da Interpol que trabalha em parceia a Rhodes para tentar capturar os Cavaleiros.
A trama do filme é desenrolada sobre a perspectiva dos sete personagens supracitados, contando com efeitos especiais e câmeras multiangulares que enriquecem a fotografia e o enredo da obra.
Não obstante ser um gênero instigante, a narrativa se relaciona muito à tese de John Mearsheimer em Why Leaders Lie? (2011). O autor neorrealista pontua que algumas mentiras interestatais são direcionadas diretamente para outros países – tanto rivais quanto aliados – para obtenção de uma superioridade sobre eles, podendo, também, enganar o próprio povo.
O teórico relaciona seus argumentos ao mundo pós-Guerra Fria, mais especificamente após o 11 de setemebro e a Era do Terror, quando mal enetendidos e “mentiras” deixaram o mundo sob uma tensão quase pálpavel. À exemplo disso, assuntos envolvendo Osama Bin Laden são explanados no livro. (BORBA; SILVERA, 2012)
É exatamente o que acontece ao decorrer do filme: durante os shows e as realizações dos truques de mágica; quando ocorre uma morte forjada; quando até mesmos os momentos de aparente vulnerabilidade dos Quatro Cavaleiros faz parte do plano e do roteiro que os mesmos seguem.
Quanto à população ser enganada, deve-se associar ao público espectador das perfomances, que chegam a ser até mesmo hipnotizados com fins de melhores resultados das artimanhas.
Portanto, infere-se a relevância do longa-metragem para entender um pouco mais sobre estratégias que, mesmo mostrado implicitamente, associam-se a teorias das Relações Internacionais.

REFERÊNCIAS

BORBA, Gabriela Alves de. SILVEIRA, José R. F. da. MEARSHEIMER, JOHN J. POR QUE OS LÍDERES MENTEM: TODA A VERDADE SOBRE AS MENTIRAS NA POLÍTICA INTERNACIONAL. TRAD. ALEXANDRE WERNECK. Zahar: Rio de Janeiro, 2012.

Disponível em https://www.adorocinema.com/filmes/filme-182605/bilheterias/ Acesso em 14/12/2021.

MEARSHEIMER, John J. Why leaders lie? The truth about lying in international politics. Oxford University Press: Estados Unidos, 2011.