Rafaela Vale – Acadêmica do 4º semestre de Relações Internacionais da UNAMA.

Vigilantes da Guerra (2014)

Direção: Luke Moran

IMDb: https://www.imdb.com/title/tt1965162/

Tópicos abordados: Guerra do Iraque. Terrorismo. Direitos Humanos.

Após o atentado de 11 de setembro, os Estados Unidos da América está utilizando de suas forças militares em uma campanha em combate ao terrorismo. Jovens soldados são convocados para o árduo ofício em Abu Grhaib, Iraque.

Jack Farmer, um soldado de apenas 22 anos, após uma promoção de cargo, passa a supervisionar o local mais restrito da base militar, a ala dos prisioneiros de guerra.

Como carcereiro, Farmer eventualmente descobre métodos de tortura aplicados aos supostos terroristas iraquianos. Violações dos Direitos Humanos que, são acobertadas pelo governo dos Estados Unidos para a obtenção de confissões.

A convivência com os detentos, além da amizade formada com um em específico, o soldado Jack passa a observar os detentos com mais humanidade, embora a missão do combate ao terrorismo possa levá-lo a tomar atitudes drásticas.

Che – O Argentino (2008)

Direção: Seven Soderberg

IMDb: https://www.imdb.com/title/tt0892255/

Tópicos abordados: Personalidades políticas.

Che – O Argentino, é um filme biográfico de 2008 que acompanha Ernesto Guevara, revolucionário nascido na Argentina e que mudou a história de Cuba.

O filme se inicia com os primórdios da Revolução Cubana. Vivendo no México, Guevara discute as primeiras ideias sobre o processo de imperialismo estadunidense sobre a ilha recém-independente da Espanha. Em seguida, o guerrilheiro parte para Cuba para participar da revolução.

Além de momentos da revolução interna de Cuba, também são apresentados momentos da trajetória de Che, como seu discurso histórico na Assembleia Geral das Nações Unidas, que o consagrou internacionalmente como uma figura anti-imperialista.