Rafaela Vale – Acadêmica do 4º semestre de Relações Internacionais da UNAMA.

The Muslims Are Coming! (2013)

Direção: Negin Farsad. Dean Obeidallah.

IMDb: https://www.imdb.com/title/tt2224509

Tópicos abordados: Xenofobia. Intolerância religiosa.

O documentário explora a questão da xenofobia nos Estados Unidos da América após os atentados de 11 de setembro de 2001, quando a propagação de ódio voltado para pessoas de origem muçulmana tomou proporções alarmantes.

Um grupo de humoristas de origem árabe decide então realizar uma viagem aos locais mais conservadores do país para, por meio da arte do humor, expor suas vivências ao enfrentar o racismo e a xenofobia advindos da sociedade estadunidense desde os ataques terroristas.

Segundo dados do FBI, atualizados anualmente, as maiores vítimas da discriminação religiosa nos Estados Unidos da América são indivíduos de origem muçulmana e judia, alvos de agressões, vandalismo e outros crimes categorizados como odiosos.

Nehru: The Jewel of India (1990)

Direção: Kiran Kumar

IMDb: https://www.imdb.com/title/tt0879255

Tópicos abordados: Movimentos de Independência.

A produção bollywoodiana de Kiran Kumar apresenta a ascensão do pioneiro no cargo de primeiro-ministro da República da Índia, Jawaharlal Nehru (Partap Sharma).

Nascido em uma família de importante posição política, Jawaharlal recebeu influências do pai, Motilal Nehru, apoiador do movimento de independência indiana, para iniciar suas primeiras observações da sociedade indiana durante o período de domínio do Império Britânico na região, onde os estrangeiros esbanjavam mais privilégios do que os cidadãos.

Ao retornar para o país após concluir os estudos no Reino Unido – e vivenciar a xenofobia britânica voltada para o povo indiano – Jawaharlal Nehru inicia ativamente sua luta pela emancipação de seu país.

REFERÊNCIAS

KISHI, Katayoun. Assaults against Muslims in U.S. surpass 2001 level. Pew Research Center, 17 nov. 2017. Disponível em: https://www.pewresearch.org/fact-tank/2017/11/15/assaults-against-muslims-in-u-s-surpass-2001-level/. Acesso em: 18 nov. 2021.