Rafaela Vale – Acadêmica do 4º semestre de Relações Internacionais da UNAMA.

Beirute (2018)

Direção: Brad Anderson

IMDb: https://www.imdb.com/title/tt4669264/

Tópicos abordados: Guerra Civil Libanesa. Diplomacia.

Em missão no Líbano, Mason Skiles (Jon Hamm), diplomata estadunidense, sofre um atentado em sua casa durante a recepção de uma festa organizada para receber personalidades de diversas vertentes religiosas de Beirute.

O ataque, praticado por um grupo palestino, culmina no assassinato da esposa de Mason e no sequestro de Karim (Yoav Sadian/Idir Chender), uma criança palestina refugiada que estava em processo de adoção pelo casal e possuía parentesco com um dos organizadores do massacre.

Após uma década desde o ataque, Mason abandona a carreira diplomática e retorna aos Estados Unido, onde recebe uma solicitação para uma nova missão em Beirute. Desta vez com o objetivo de resgatar Cal Riley (Mark Pellegrino), antigo colega de trabalho que também foi sequestrado pelo grupo rebelde.

A capital do Líbano, onde a trama ocorre, é representada durante a década de 70 ao longo da Guerra Civil Libanesa, onde questões religiosas levantaram uma disputa territorial.

Sob Fogo Cerrado (1983)

Direção: Roger Spottiswoode

IMDb: https://www.imdb.com/title/tt0086510/

Tópicos abordados: Guerra civil. Jornalismo internacional.

Sob Fogo Cerrado relembra o assassinato de Bill Stewart, correspondente internacional de guerras do canal norte-americano ABC News, durante a Revolução Popular Sandinista na Nicarágua.

Na ficção, Bill Stewart é representado por Russell (Nick Nolte), fotógrafo experiente de guerras que se encontra interessado nos conflitos civis em Nicarágua. Logo, Russell passa a registrar os momentos de embate entre o exército do presidente Somoza e o grupo opositor Frente Sandinista de Libertação Nacional, arriscando a própria vida pelas imagens.