
Yasmin Garcia – Acadêmica do 4º semestre de Relações Internacionais.
Ficha Técnica
Direção e Produção: Hwang Dong-hyuk.
Distribuidora: Netflix.
Elenco Principal: Jung-jae Lee, Hae-soo Park, Hoyeon Jung, Wi Ha-Joon.
O termo “Dorama” faz referência à pronúncia da palavra “drama” em japonês, e foi essa denominação que se passou a chamar este tipo de produção de séries da Coreia do Sul, Japão, China e Tailândia. O fato é que a fama dos “doramas” já ultrapassou o continente asiático e tem crescido cada vez mais no Brasil, que se tornou o 3º país que mais consome esse conteúdo. (O POVO, 2021)
Sob esse viés, não é de se surpreender o sucesso que a Round 6, lançado na Netflix há pouco mais de um mês, vem fazendo entre o público local. A série abriga a história de um jogo de sobrevivência, onde 456 participantes lutam por suas vidas para quitar suas dívidas com o prêmio final da competição: o equivalente a R$ 200 milhões.
O dorama deixa bem claro que não se pode confiar nem mesmo no seu aliado, visto que alguns acontecimentos ao decorrer dos episódios delatam isso. Entre os personagens principais, pode-se mencionar: Gi-Hum (456), viciado em jogos de azar, deve muito dinheiro a mafiosos; Sang-woo (218), um falido e corrupto chefe de investimentos de uma empresa; Sae-byeok (067), uma fugitiva da ditadura norte-coreana que luta para reunir sua família novamente; e Jun-hoo, um policial cuja atenção é despertada quando uma pessoa revela que esteve em um jogo mortal.
Para um analítico mais crítico e teórico, a série é explicitamente a tese de John Mearsheimer: o neorrealista afirma que o poder é uma capacidade material, e que sua maximização é a melhor maneira de sobreviver, haja vista que o próximo passo de um Estado é imprevisível, majoritariamente.
A obra confirma a tese de Mearsheimer quando, em um dos episódios – alerta spoiler -, ocorre uma chacina durante a madrugada. Nos capítulos seguintes, percebe-se que grupos são formados e estratégias são desenvolvidas para que os indivíduos garantam sua própria sobrevivência. Outrossim, quando um dos personagens é traído brutalmente por aquele que considerava o seu maior aliado, é outro exemplo de como a teoria neorrealista se encaixa assustadoramente bem no dorama.
Devido ao enredo e do instigante contexto da obra, cerca de 142 milhões de contas da Netflix foram registradas assistindo à série, que, em setembro, tornou-se a mais vista do streaming (VALOR, 2021).
Portanto, não obstante o conteúdo tanto quanto tenso, infere-se que Round 6 é uma boa opção para quem gosta de séries do tipo, assim como ajuda a perceber detalhes que se entrelaçam às teorias de Relações Internacionais.
REFERÊNCIAS
MEARSHEIMER, John J. The Tragedy of Great Power Politics. W. W. Norton & Company: New York City, 2001.
DUARTE, Natalia. ‘Round 6’: saiba por que a série sul-coreana da Netflix é fenômeno de audiência e veja curiosidades!. Pure People: 2021. Disponível em https://www.purepeople.com.br/noticia/-round-6-saiba-por-que-a-serie-sul-coreana-da-netflix-e-fenomeno-mundial_a327999/1
MARQUES, Ana Flávia. Brasil é o 3º país do mundo que mais consumiu doramas na pandemia. O Povo: 2021. Disponível em https://www.opovo.com.br/vidaearte/2021/08/10/brasil-e-o-3-pais-do-mundo-que-mais-consumiu-doramas-na-pandemia.html
LAURENCE, Felipe. Sustentada por ‘Round 6’, Netflix registra lucro líquido de US$ 1,4 bi no terceiro trimestre. Valor: São Paulo, 2021. Disponível em: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/10/19/sustentada-por-round-6-netflix-registra-lucro-liquido-de-us-14-bi-no-terceiro-tri.ghtml