
Daiane Lima – Acadêmica do 4º semestre de Relações Internacionais
Direção e Produção: Kunle Afolayan.
Distribuidora: Netflix Studios.
Elenco Principal: Deyemi Okanlawon, Eniola Badmus, Frank Donga.
O filme difícil de engolir narra a história de duas amigas nigerianas que trabalhavam em um banco no anos 80 em Lagos. Ambas tinham um emprego estável. Mas, a realidade ainda era difícil. O longa metragem conta uma história de machismo, abuso de autoridade e importunação sexual vivida pelas amigas.
Primeiramente, a amiga de Tolani trabalhava no setor de empréstimos, porém, não aguentou mais passar pela humilhação de ser abusada todos os dias pelo seu chefe, por isso, pede demissão, mesmo sabendo que seria difícil conseguir outro emprego. Assim, Tolani é transferida do seu setor para a área de empréstimos, ocupando o lugar de sua amiga.
Os abusos de autoridade, o machismo e as importunações começaram… e Tolani tentava todos os dias evitar tal situação, chegou a fazer um relatório contra o seu chefe para o departamento de recurso humanos, mas ele nunca chegou! Cansada, Tolani pede alguns dias de férias.
Sem recursos, com o aluguel atrasado e com a perda de suas economias, Tolani desesperada se junta com a amiga para servirem de “mula” pro tráfico de drogas Sabe-se que o continente africano estava passando por um momento difícil, pois, ele estava sendo dividos e explorados pelos Estados europeus imperialistas, durante a segunda guerra mundial.
Portanto, este filme é de suma importância para análise de como um povo pode sofrer demais sem a gestão de bom governo, buscando caminhos tortuosos…e de como as mulheres sofreram com o machismo ainda vigente na sociedade.
REFERÊNCIAS
ARAÚJO, Daniel. História Geral. Capítulo 15: A Segunda Guerra Mundial p. 145-156. São Paulo: Saraiva, 2016.
Disponível em <https://www.adorocinema.com/filmes/filme-296429/https://www.adorocinema.com/filmes/filme-296429/>