
Vinicius Pontes – Acadêmico do 4° semestre de Relações Internacionais da UNAMA
John J. Mearsheimer é um teórico de relações internacionais e ciência política nascido na cidade de Nova York, no ano de 1947. Mearsheimer é acadêmico na Columbia University, tendo se tornado um dos maiores nomes da vertente neorealista das Relações Internacionais(RI) por ter escrito obras importantíssimas para a compreensão do poder hegemônico das grandes potências na contemporaneidade, tal qual a obra “The Tragedy of The Great Politics”.
Na obra em questão, o autor analisou a importância do poder para a manutenção dos estados, as origens da natureza “anárquica” do sistema internacional e as principais formas dos agentes estatais exercerem poder diante de um sistema tão agressivo. O autor afirma que por conta de não existir uma autoridade superior aos estados, tais atores buscam constantemente serem hegemônicos, sendo incapazes de confiarem plenamente uns nos outros.
“…As grandes potências percebem que a melhor forma de garantirem a sua segurança é conquistarem já a hegemonia, eliminando assim qualquer possibilidade de um desafio por outra grande potência. Apenas um estado insensato perderia a oportunidade de ser o estado hegemônico do sistema por acreditar que já tinha poder suficiente para sobreviver.”
(MEARSHEIMER,2007. PÁG 48)
Referências:
SARFATI, Gilberto. Teoria das Relações Internacionais. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.
(MEARSHEIMER, J. John. A Tragédia da Política das Grandes Potências. Editora: Gradiva, 2007)