Política
“Ecuador’s President Declares State of Emergency to Battle Crime”
Presidente do Equador declara estado de emergência em batalha contra o crime – Tradução livre
Guillermo Lasso disse que os militares e a polícia patrulhariam as ruas para fornecer segurança para enfrentar o tráfico de drogas e outros crimes.
Saiba mais em: https://www.nytimes.com/2021/10/19/world/americas/ecuador-state-of-emergency.html

“Biden remark on defending Taiwan highlight US-China tension”
Comentário de Biden sobre a defesa de Taiwan destaca a tensão EUA-China – Tradução livre
Os Estados Unidos e a China dispararam ataques verbais uns contra os outros sobre Taiwan na sexta-feira, desfazendo décadas de ambiguidade estratégica tácita sobre a questão, sob o risco de acender outro ponto de inflamação global.
Saiba mais em: https://timesofindia.indiatimes.com/world/us/biden-remark-on-defending-taiwan-highlight-us-china-tension/articleshow/87212871.cms
Economia
EMERGING MARKETS – Brazil’s real recovers from low; still week’s worst performer
Apesar da recuperação, moeda brasileira ainda tem o pior desempenho semanal entre os mercados emergentes – Tradução livre
Real do Brasil se recuperou de um semestre baixo na sexta-feira, quando o ministro da economia prometeu que ficaria após um êxodo do departamento do Tesouro sobre os planos para impulsionar os gastos do governo.
Saiba mais em: https://www.reuters.com/article/marketsNews/idUSL1N2RI28R?il=0
“EU lawmakers push for closer ties with Taiwan, drawing Chinese anger”
Legisladores da UE pressionam por laços mais estreitos com Taiwan, atraindo ira chinesa – Tradução livre
A União Europeia deve aprofundar os laços com Taiwan e começar a trabalhar em um acordo de investimento com a ilha, disseram legisladores da UE em uma resolução adotada na quinta-feira, irritando Pequim, cujo acordo semelhante com a UE foi fechado em 2020 foi colocado no gelo.
Saiba mais em: https://www.reuters.com/world/asia-pacific/eu-lawmakers-push-closer-ties-with-taiwan-amid-rising-chinese-pressure-2021-10-21/
Resistência Popular
“Jair Bolsonaro is accused of crimes against humanity in Brazil”
Jair Bolsonaro é acusado de crimes contra a humanidade no Brasil – Tradução livre
Poucos brasileiros tinham grandes esperanças de um inquérito do Senado sobre o tratamento desastroso do país do covid-19. Mas seu relatório de mil páginas, vazado esta semana, é muito mais contundente do que o esperado. O presidente Jair Bolsonaro deveria ser julgado por “crimes contra a humanidade”, afirmam seus autores.
Saiba mais em: https://www.economist.com/the-americas/2021/10/23/jair-bolsonaro-is-accused-of-crimes-against-humanity-in-brazil
“Galmudug Communities Lobby for More Women Participation in Politics”
Comunidades Galmudug fazem lobby por mais participação das mulheres na política – Tradução livre
Mulheres políticas, líderes de clãs, grupos de jovens, organizações da sociedade civil e principais tomadores de decisão no estado de Galmudug se reuniram na semana passada em um diálogo sobre a participação política inclusiva nas eleições parlamentares em andamento na Somália.
Saiba mais em: https://www.africanews.com/2021/10/23/galmudug-communities-lobby-for-more-women-participation-in-politics/