Agata Poliany Abreu – Acadêmica do 2º semestre de Relações Internacionais da Unama

A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma das organizações mais conhecidas dentro da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo um dos principais órgãos responsáveis pela agenda internacional com os esforços voltados para questões de saúde, que envolvam uma demanda global. Com isso, chama a atenção de todos os Estados para tais situações.
É válido ressaltar que dentre os principais objetivos que a OMS possui estão os de aconselhar países, promover pesquisas e o bem estar físico, mental e social. Não se direcionando somente a curas e cuidados relacionados a doenças, mas também o cuidado em prevenir e evitar enfermidades. Seguindo os preceitos do cosmopolitismo, que se baseia na importância do indivíduo e garantia dos seus direitos, incluindo a defesa de entidades que protejam os direitos humanos, nota-se a relevância da OMS voltando-se para olhar direcionado para a sociedade civil global, especialmente aqueles que lutam e seguem na prevenção contra o câncer.
O câncer de mama é considerado um problema de saúde global, sendo responsável por milhões de pacientes no mundo, chegando a 19,3 milhões em 2020 segundo a OMS. A organização embasa-se em dados da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, alerta para o aumento do número de casos, ultrapassando o de câncer de pulmão, e se tornando o mais diagnosticado no mundo (OMS, 2021). Portanto, percebemos a urgência necessária dos esforços para com os cuidados voltados para as pessoas que já foram diagnosticadas e, principalmente, para a prevenção e distribuição de informações acerca da gravidade da doença, ressaltando a OMS como fonte de pesquisas, encorajadora de campanhas e impulsionadora de novas tecnologias.
A OMS, reunindo-se com outras entidades da ONU e com outros agentes de prevenção, trabalham para que os pacientes recebam o tratamento adequado, além de controle, auxílio e também pesquisas voltadas para descobrir a origem dos diversos tipos de câncer. Com o dia mundial do câncer foi criado pela OMS o slogan “Eu Sou e Eu vou”, com ações voltadas a diminuição dos efeitos e impactos do câncer, mostrando assim o comprometimento da organização com a prevenção e controle da doença. Em especial, considerando o cenário da pandemia da covid-19, onde a dificuldade tanto de diagnóstico quanto de acesso à procedimento médicos se agravou, acarretando ainda mais danos à saúde dos pacientes.
A fim de intensificar mais a conscientização sobre o tema, a OMS iniciou um projeto no Dia Internacional da Mulher, público majoritariamente atingido pela doença, voltado para a redução de mortalidades causadas pelo câncer de mama. Por meio dessa iniciativa, os esforços da OMS se engajaram em dar foco para as possíveis causas do câncer, alertando os Estados sobre a campanha e fornecendo informações através de pesquisas. Desta forma, auxiliando nas formas de tratamentos da doença, e no desenvolvimento de melhores estratégias de como lidar com essa enfermidade.
Diante deste cenário, observa-se a inquestionável necessidade dos investimentos nas pesquisas acerca das possíveis causas e tratamentos para a doença no mundo. Além disso, percebe-se a eficácia na conscientização para a população sobre o que é o câncer, como percebê-lo e tratá-lo, fazendo da prevenção e diagnóstico com antecedência a sua maior arma. Portanto, analisa-se como organizações como a OMS trabalham de forma cooperativa com os Estados e os demais atores do sistema internacional, para que assim haja uma atuação afetiva no combate ao câncer de mama no mundo.

Referências:

Biblioteca Virtual em Saúde. “Nova iniciativa global da OMS destaca compromisso renovado para melhorar a sobrevivência no câncer de mama”. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/nova-iniciativa-global-da-oms-destaca-compromisso-renovado-para-melhorar-a-sobrevivencia-no-cancer-de-mama/

Organização Mundial da Saúde. “Câncer de mama agora forma mais comum de câncer: OMS tomando medidas”. 3 de Fevereiro de 2021. Disponível em: https://www.who.int HYPERLINK “https://www.who.int/pt/news/item/03-02-2021-breast-cancer-now-most-common-form-of-cancer-who-taking-action” HYPERLINK “https://www.who.int/pt/news/item/03-02-2021-breast-cancer-now-most-common-form-of-cancer-who-taking-action” HYPERLINK “https://www.who.int/pt/news/item/03-02-2021-breast-cancer-now-most-common-form-of-cancer-who-taking-action”/pt/news/item/03-02-2021-breast-cancer-now-most-common-form-of-cancer-who-taking-action